Após quatro anos, foi finalizado o portal que sinaliza a entrada do Vale

Foi inaugurado o Portal do Vale dos Vinhedos, uma iniciativa do Deputado Federal Pedro Westphalen, responsável pela emenda de R$237.856, o valor total do investimento foi de R$321.167,80. Estiveram presentes as autoridades Prefeito, Diogo Segabinazzi Siqueira, Vice-prefeito, Amarildo Lucatelli, Senador, Luiz Carlos Heinze, Deputado Federal, Pedro Westphalen, Deputado Estadual, Guilherme Pasin, Vereadores Thiago Fabris, Edson Biasi, Luis Gromowski, Secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Volnei Christófoli, Presidente Aprovale, Ronaldo Zorzi, empreendedores do Vale e comunidade.            

O portal do Vale é um sonho antigo da comunidade que reivindicava por uma sinalização do local. “Para entendermos a importância deste Totem, precisamos dar uma volta para o século passado. Em 1995 nós tínhamos uma reivindicação pelo portal do Vale dos Vinhedos, e hoje nós temos a satisfação de ver este sonho se realizar. Em nome da comunidade quero dizer muito obrigada por realizar este sonho e está necessidade que tínhamos”, relatou o Presidente da Aprovale, Ronaldo Zorzi.

Representando a Câmara de Vereadores, o Vereador Thiago Fabris agradeceu pela iniciativa do deputado e destacou a importância que Bento tem na arrecadação.  “Quero agradecer o Deputado Pedro Westphalen que pode realizar o sonho da comunidade que é a identificação de um dos roteiros turísticos mais bonitos e visitados do país. Além disso, agradecer pela aquisição da nossa retroescavadeira. Bento arrecada aproximadamente dois milhões por dia em impostos e cerca de 70% ficam no governo federal. Este é o papel do nosso legislativo, de levar todas as importantes demandas do nosso município ao executivo nacional para buscar esse dinheiro que saiu da nossa comunidade”, afirmou.

O ex-prefeito de Bento, e atual Deputado Estadual, Guilherme Pasin, relembrou do projeto que surgiu ainda na época de seu Governo e exaltou os responsáveis. “Estamos enxergando algo que há muito tempo foi um sonho, projeto que lá em 2020 um deputado federal que acreditava em Bento Gonçalves, com uma emenda que Pedro Westphalen alocou em nosso município, que deu muitos problemas, e hoje estamos aqui em 2023 agradecendo a articulação do secretário Volnei, brindando este lindo totem do Vale dos Vinhedos. Isto aqui não é só uma localização, é uma visão de futuro que nós temos, que desenvolve de forma sustentável e equilibrada, que valoriza o nosso agricultor e que enxerga do produtor rural uma possibilidade de industrialização”, exaltou.

Em 2020, o Deputado Pedro Westphalen foi um dos idealizadores do projeto e responsável pela emenda parlamentar que concretizou o Totem. “Isso aqui é dinheiro que volta para Bento, são os tributos que vocês contribuintes mandam para Brasília e nós temos que destinar isso para algum lugar. Quando se vê um município que é bem administrado, que sabe a importância do turismo e nos apresenta um projeto de um dos vales mais importantes da América do Sul que é o vale dos vinhedos. E precisava ter aqui, neste vale, este portal, para mostrar a importância da economia, do enoturismo e da nossa gastronomia”, determinou.

O Secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Volnei Christófoli, que também foi um dos idealizadores e que esteve todo o momento acompanhando a obra, reforçou a importância do portal e também contou da emenda que foi responsável para comprar a retroescavadeira que auxiliará o interior. “Esta demanda caiu no meu colo e do prefeito, na época, Guilherme Pasin, em 2019. E no dia 5 de fevereiro de 2020 o deputado Pedro Westphalen nos entregou esta emenda. E apesar de levar quatro anos, em virtude de problemas de licitação e questão ambiental, hoje estamos entregando esta obra para a comunidade. Também agradecer pela ajuda na emenda para comprarmos a nossa retroescavadeira que é fundamental para o interior”, sublinhou.

Por fim, o Prefeito, Diogo Segabinazzi Siqueira, salientou a importância da obra para a região e também pontuou os projetos com os agricultores. “Estamos em uma obra muito importante para Bento Gonçalves, é o ponto de entrada de todo o turista, e agora temos um local para todos eles pararem com tranquilidade e descobrirem no qr code tudo o que temos no Vale dos Vinhedos. Esta obra, acredito que licitamos três vezes, e ou nós fazíamos e dávamos este peitaço, ou ela jamais iria sair. E também adquirimos mais uma máquina, uma retroescavadeira, que auxilia os agricultores.  Nós temos um projeto onde damos horas máquinas para todos os agricultores, e mais horas máquinas e mais incentivos para aqueles que querem investir em uva de alta qualidade. Aquela que vai nos dar um vinho de alta qualidade. Priorizamos este investimento porque um vinho de excelente qualidade pode custar até 500 reais. Assim, aumentando a produtividade, a qualidade e o enoturismo na região”, ressaltou.