Os índices de notificação de casos e o número de óbitos provocados pelo vírus Influenza registrados até 15 de agosto caíram bastante em relação a 2013. Em 2014, o número de afetados diminuiu 80%, enquanto os óbitos foram 88% menores que o mesmo período do ano anterior.

Com os casos identificados pelo último boletim semanal, divulgado em 15 de agosto, a virose afetou 96 pessoas e provocou oito óbitos contra os 497 casos e 68 óbitos de 2013, no mesmo período. Em relação à semana anterior, foi registrado o oitavo óbito, desta vez pelo vírus H3N2, ocorrido em 29 de julho, em Pedro Osório. O homem não havia sido vacinado e também não houve uso de medicamento específico, além de apresentar quadro associado de imunodepressão.

Combate à gripe

O tripé formado pela vacinação, prevenção e tratamento é a base do enfrentamento à gripe. Mais de três milhões de gaúchos foram vacinados durante a campanha iniciada em abril. Foram priorizados os grupos de pessoas mais suscetíveis a apresentarem casos graves de gripe, como idosos, crianças e doentes crônicos (cardíacos, diabéticos, obesos, pessoas com problemas respiratórios ou outra doença crônica com risco de complicação por influenza).

Ao todo, a cobertura foi de aproximadamente 85% dos públicos-alvo. Ao término da campanha, a Secretaria Estadual da Saúde orientou os municípios que definissem novas estratégias para o aproveitamento das doses restantes.

Passada esta fase, o foco agora são as medidas de prevenção e o tratamento em tempo oportuno. É importante estar atento a essas recomendações, pois a transmissão do vírus pode começar antes mesmo do aparecimento dos sintomas e com duração de até sete dias em adultos e de até 14 dias em crianças ou pessoas com imunodepressão.

Enquanto a prevenção é essencial para diminuir a circulação do vírus, o tratamento é capaz de evitar o agravamento dos casos, quando feito no início dos sintomas. A recomendação é de que, ao sinal de febre, dor de garganta e dor de cabeça, nas articulações, ou muscular, a pessoa procure atendimento médico.

O antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu, está disponível em todo o Estado, gratuitamente, e o seu uso no início dos primeiros sintomas da gripe é fundamental para impedir o agravamento dos casos. Devido ao fato de que o tratamento possui sua maior eficácia se iniciado durante as primeiras 48 horas de sintomas, recomenda-se procurar atendimento o quanto antes.