Após maior catástrofe da história, Administração Municipal busca recursos para reconstrução e atua em novas frentes por constantes melhorias

Buscar forças para se reerguer e, ao mesmo tempo, ofertar melhores serviços e infraestrutura para os munícipes têm sido a rotina da prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, juntamente com o secretariado e todos os servidores municipais desde setembro de 2023, quando o pequeno município, de cerca de 1.700 moradores, foi atingido pela maior catástrofe de sua história centenária.

Além das perdas patrimoniais extremamente expressivas, tanto para o poder público quanto para a iniciativa privada e os moradores de uma forma geral, a agricultura amargou muitos prejuízos. No total, considerando imóveis e produção, com a enchente devastadora de 4 de setembro e a recorrente, de 18 de novembro, foram cerca de R$ 100 milhões levados pela força das águas, para um Município cuja arrecadação anual gira em torno de R$ 22 milhões. “Se contarmos apenas com a nossa arrecadação, teremos que ficar cinco anos sem investir em absolutamente nada, trabalhando apenas na recuperação das perdas, o que não é viável, muito menos justo”, ressalta a Prefeita.

De setembro a dezembro de 2023 o foco foi amenizar os estragos e auxiliar as famílias e empreendimentos mais afetados, mas nunca deixando de atuar em outras frentes. O ano de 2024, por sua vez, iniciou de forma muito positiva, com inúmeras obras e melhorias nos serviços e na infraestrutura existente. “Além de seguirmos com a reconstrução, estamos com obras na saúde, construímos a estrada de acesso à balsa, em tempo recorde, estamos organizando o programa de horas-máquina de incentivo à agricultura, previsto em Lei, temos em andamento processos licitatórios para pavimentações no interior. Embora estejamos reconstruindo, também estamos evoluindo”, enfatiza Gisele.

Outra área que vem recebendo atenção especial da Administração do Município é o turismo, que antes das enchentes, apresentava visíveis sinais de crescimento. A 1ª ExpoSanta, realizada em junho do ano passado, foi um grande sucesso, levando cerca de 10 mil pessoas para a localidade num único dia. Os preparativos para a próxima estão em ritmo avançado e as datas já estão marcadas: 16 e 17 de março de 2024.

“É importante frisar que todos os planos de trabalho, referentes às perdas oriundas das enchentes, foram e estão sendo cadastrados. A Administração atua sagazmente na recuperação das estradas e no tratamento do solo, uma vez que a agricultura é o carro-chefe da nossa economia. Não deixamos um dia sequer de trabalhar, especialmente neste período da safra, que já começou. Foram e estão sendo sábados, domingos e feriados, noites e madrugadas sem descanso, mas sem arrependimentos”, diz.

Gisele reforça, ainda, que a Unidade de Saúde, que não foi atingida pelas enchentes, está passando por uma grandiosa reforma com verbas oriundas do programa Avançar na Saúde, do Governo do Estado, além de uma contrapartida do Município, que dispõe de um fôlego financeiro, devido ao planejamento orçamentário muito bem estruturado pela Administração. Já a Escola Municipal de Educação Infantil Descobrindo Caminhos, afetada pelas duas enchentes, está sendo reformada com recursos próprios, uma vez que ainda não foi contemplada pelo Plano de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação, pois o projeto está em fase de análise. “As obras internas estão praticamente finalizadas. As aulas serão retomadas neste espaço, que já abrigava as crianças e é condizente com suas necessidades. Vamos seguir trabalhando na área externa, visando a total segurança delas”, comenta.

Conforme a Prefeita, o Município conta com uma equipe especializada de engenheiro e arquitetos que, desde a primeira enchente, realizam todos os planos de trabalho e cadastram os mesmos no sistema da Defesa Civil Nacional. “Estamos também pleiteando recursos junto à esfera estadual e, no próximo mês, irei a Brasília, buscando angariar os recursos que foram anunciados. Continuaremos atuando em todas as frentes, pois não iremos desistir de Santa Tereza”, finaliza.