Todos setores podem atuar com 75% dos colaboradores e deve haver uma pessoa com máscara para cada quatro metros quadrados de área útil de circulação, conforme limite do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio, do Corpo de Bombeiros

Entram em vigor nesta terça-feira, 19 de janeiro, as novas regras para o varejo de Bento Gonçalves diante da classificação da Região Covid em bandeira laranja, anunciada preliminarmente na sexta-feira passada e confirmada hoje, 18.

O regramento segue as orientações do Sistema de Distanciamento Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à Covid-19, e está preconizado no modelo de cogestão que prevê práticas de bandeira amarela quando o Comitê de Crise do estado anuncia a laranja. Ou de laranja quando a situaação decretada é de bandeira vermelha.

Nos próximos sete dias todos os setores do varejo poderão atuar com 75% do quadro de colaboradores. Além disso, o uso de máscara passa a estar associado a área útil de circulação. Ou seja, para cada quatro metros quadrados é permitida a presença de uma pessoa, desde que esteja usando máscara.

As mudanças trazem maior flexibilização para o varejo, no entanto, não anulam os cuidados que devem continuar sendo tomados para evitar que haja nova regressão da região – de Bento – para a bandeira vermelha, de acordo com o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio.

Ele chama a atenção dos varejistas para que atentem às orientações legais, em vigor. “Ganhamos uma injeção de ânimo com o início da vacinação em grupos de risco, mas isso não significa que podemos relaxar. Precisamos seguir firmes e mostrar que somos capazes de segurar a propagação do vírus”, afirmou.

Cada vez que negligenciamos, o coronavírus nos mostra como pode ser cruel
Daniel Amadio
Presidente do Sindilojas Regional Bento

De acordo com o dirigente, o sindicato segue atuando na conscientização de seus associados no sentido de exercer suas funções com responsabilidade, tanto com funcionários quanto com clientes e fornecedores.

Atenção

Protocolos gerais e específicos podem ser acessados no site do governo do estado.