Há muito o que fazer em Canela, cidade que é um dos destinos turísticos mais charmosos do Brasil, junto com Gramado, localizada na Serra Gaúcha.

Localizada na Região das Hortênsias em uma área de serra, a cidade de Canela é rodeada de pinheiros, matas, parques e jardins, onde a qualidade de vida e a hospitalidade são valorizadas ao extremo.

O local é famoso pelos seus parques naturais e temáticos, pelo clima serrano e tradições europeias, espetáculos de música, dança, teatro e o espetáculo temático do Sonho de Natal.

Juntas, a dupla Canela e Gramado forma um dos principais destinos turísticos brasileiros, na Serra Gaúcha. Contam com uma rede hoteleira abrangente, desde pequenas hospedarias até hotéis muito confortáveis.

A cidade de Canela RS dispõe de uma infraestrutura com ótimos hotéis, comércio artesanal, gastronomia de qualidade (com os cafés coloniais e restaurantes), além da beleza arquitetônica das construções em geral.

Quando ir a Canela?

O município é turístico, por isso tem atrações e eventos durante o ano todo, com características diferentes. Independente da época, as duas cidades oferecem infindáveis atrações, entre parques naturais, parques temáticos, shows temáticos, passeios e pontos turísticos.

Durante o inverno (de maio a agosto), a expectativa dos turistas fica por conta de ver a neve e as geadas, além de curtir o frio aconchegante. Nos dias mais frios do ano, as temperaturas chegam ficar abaixo de zero graus.

Como chegar em Canela e Gramado?

Os turistas que vem de longe, quase sempre chegam pelo aeroporto internacional de Porto Alegre, que fica a 130 km e geralmente oferece os melhores preços de passagens aéreas.

Outra alternativa é chegar pelo aeroporto de Caxias do Sul, que fica a 74 km. Apesar de mais próximo, conta com poucas opções de voos e com isso, quase sempre, mais caros.

Do aeroporto até Canela, há opções de ônibus, de carro alugado, como também de transfer.

Pontos turísticos da cidade

1 – Catedral de Pedra de Canela RS

Cardápio digital em Canela, RS | oimenu - Cardápio digital

Situada bem no centro da cidade, a imponente catedral de Canela é toda revestida de pedra basalto, tem 65 metros de altura e ocupa uma quadra inteira com jardins ao seu redor. Possui um carrilhão de doze sinos de bronze e diversas obras de arte em sua parte interna

A Catedral de Pedra de Canela RS foi eleita em 2010, uma das sete maravilhas do Brasil, pelo portal de notícias Terra. Realmente uma atração imperdível na lista do que fazer em Canela.

À noite, a Catedral de Pedra é iluminada com show de luzes coloridas, e durante os eventos de Natal, quando ganha uma decoração especial.

2 – Mirante Laje de Pedra

No Parque Laje de Pedra, passeia–se por ruas arborizadas, lagos e belos jardins. Este caminho conduz o visitante a um mirante, próximo ao antigo Hotel Laje de Pedra, onde se tem uma bela vista das montanhas e do Vale do Quilombo.

3 – Museu da Moda

O Museu da Moda de Canela conta com um grande acervo de vestuário feminino de várias épocas da história, desde de antes de Cristo até os dias atuais.

Estão expostas Réplicas idênticas de roupas que marcaram épocas, além de objetos e acessórios usados pelas mulheres poderosas de daqueles tempos. As roupas estão expostas em alas separadas por épocas, com cenários de fundo.

4 – Museu do Automóvel de Canela

MUSEU DO AUTOMÓVEL | Canela RS | Brasil

Inaugurado em 2016, o Museu do Automóvel de Canela, é voltado aos admiradores de carros antigos que fizeram história no meio automobilístico.

Os irmãos Azambuja, colecionadores de carros antigos, abriram seu grande acervo de carros e motocicletas da época, à visitação.

Entre os carros antigos, destacam-se: Chevrolet Impala 1960, Mercedes-Benz modelo 190 SL 1956, Marmon modelo 78 Sport Roadster 1928, Ford Roadster 1937, Ford 1929 Model A, Dodge Dart modelo SE 1972, e Pontiac Sport coupê ano 1931.

O museu se localiza na Avenida das Hortênsias, próximo ao centro.

5 – Castelinho Caracol

O Castelinho Caracol foi uma das primeiras residências de Canela. Foi todo construído em madeira de araucária, com sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos.

O local abriga um museu com móveis e utensílios deixados pela família Franzen, que conduzem a uma verdadeira viagem ao passado. Funciona também como casa de chá, onde pode-se apreciar o melhor apfelstrudel da Serra Gaúcha!

O castelinho se localiza na Estrada do Caracol, a 6 km do centro.

6 – Bondinhos aéreos Parque da Serra

Parques da Serra Bondinhos Aéreos fechará para manutenção entre 02 e 10 de  março – BONDINHOS AÉREOS

O parque está localizado em uma área de preservação onde foram instalados modernos bondinhos em meio à natureza. Os visitantes têm a opção de desembarcar em 2 estações:

A primeira fica na parte superior, oferece uma trilha que leva ao espaço “Esculturas que Falam” e a um mirante superior;

A segunda oferece um mirante para o cânion na área frontal da Cascata do Caracol e para o Vale da Lageana.

O Parque da Serra se localiza 500m após o Parque do Caracol, a 7,5 km do centro. I ingresso custa R$70 (valor de 2022).

7 – Mundo a Vapor

Mundo a Vapor é um parque temático com inúmeras miniaturas de máquinas movidas a vapor em pleno funcionamento. Entre as miniaturas, destacam-se: Fábrica de papel, olaria, ferraria, fundição e laminação do aço entre outras.

O parque é conhecido por sua fachada onde foi reconstituído em tamanho real o famoso acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada cruzou em alta velocidade a estação de Montparnasse.

Em seu interior, há uma loja com artigos do vestuário e presentes. Localiza-se na RS-235, rodovia que liga Canela Gramado. O ingresso custa R$55 (valor de 2022) e pode ser adquirido no botão abaixo.

Fonte: viagensecaminhos.com

Fotos: Reprodução