Existem três tipos de xampu: leitoso, transparente ou perolado, normalmente translúcido. Cada textura é mais indicada para um tipo específico de cabelo porque suas fórmulas tendem a ser mais ou menos densas e concentradas.

Xampu leitoso

Esse tipo costuma ter a textura mais densa e consistente, normalmente, formulado para tratamento. Por isso, o xampu leitoso deve ser aplicado nos fios já limpos. Sua indicação é principalmente para cabelos tingidos e secos, pois o produto costuma ser hidratante.
Fórmulas cremosas e leitosas não são recomendadas para quem tem cabelos oleosos, pois sua textura densa pode deixar os fios ainda mais pesados, evidenciando mais rapidamente a oleosidade.

Xampu transparente

A fórmula neutra limpa profundamente e retira toda a sujeira dos fios. Produtos transparentes, mesmo quando são coloridos, não têm a aparência leitosa ou perolada e são mais leves, menos químicos.
O xampu transparente é indicado para todos os tipos de cabelos, principalmente, na hora de deixar os fios limpos para fazer a hidratação ou qualquer outro tratamento logo após.

Xampu perolado

Também conhecido como translúcido, esse produto é um meio termo entre o xampu transparente e o leitoso. Ele também limpa os fios, mas não intensamente. Sua função é limpar e hidratar de forma superficial. É o mais indicado para o uso diário e, principalmente, para cabelos normais, secos e com oleosidade moderada.

Fonte: bolsademulher.com.br