Muitos dizem que há liberdade no mundo atual. Você concorda?

Vejamos:

1) Você pode fazer tudo o que quer?

2) Você pode ir para a Argentina ou aos EUA sem documentos?

3) Você pode entrar num site estrangeiro e comprar qualquer coisa?

4) Você pode deixar o país ou entrar em outro livremente?

O mundo não é livre. O mundo é todo regulado.

O homem é livre para pensar. Mas não para agir. Muito menos para falar.

As fronteiras são cercas intangíveis. Não são erguidas como muros mas estão aí.

Os animais ditos irracionais matam pelo instinto da sobrevivência. O Homem mata por?

O que está acontecendo ao redor do mundo atual, entre os países, está muito mais perto do ódio do que do amor, do isolamento do que da união, da guerra do que da paz.

Estive assistindo a algumas cenas na televisão nos últimos meses sobre pessoas, seres humanos buscando entrar em países da Europa. Homens, mulheres, crianças, jovens, velhos. Poucas palavras de boas vindas e muitas de intolerância. Chegamos a assistir uma repórter derrubando um pai com seu filho no colo.

Vi filas e filas de homens, mulheres, crianças acuados por fuzis e cachorros enormes lembrando muito as cenas dos campos de concentração na segunda guerra mundial. Homens buscando melhoria de vida, fugindo da guerra de armas mas entrando numa guerra de preconceitos e discriminações. Algumas palavras de alguns líderes mundiais para aceitação de refugiados contra a descrença de populações e de muitos países ricos.

Agora então com os acontecimentos na França, maior será a intolerância. Não está certo o que aconteceu há alguns dias, mas não está certo também tratar seres humanos como animais só porque estão buscando um futuro melhor para suas famílias.

Aprendi que devo ter cuidado ao analisar notícias e mensagens vindas de governos ou de grandes mídias. Aqui no Brasil morrem, por dia, 150 brasileiros assassinados, em média, e ninguém fica sabendo de quase nada. No trânsito, outros 150 por dia e nada de duplicar estradas. Um enorme desastre ambiental ( barragens em Minas Gerais ) de proporções gigantescas e só agora se preocupam, e pouco, com as milhares de pessoas que sofrerão as consequências. Será que por ser da Vale está havendo um acobertamento das responsabilidades? Os diretores da Vale e da Samarco serão chamados ao crime ambiental? Por isso, cuidado com as mídias.

Bem, voltando ao foco, as fronteiras são muros intransponíveis por que não são físicos, são ideológicos. Um muro de cimento pode ser derrubado facilmente. Um muro ideológico, não. E o mundo está cheio de muros ideológicos.

Por isso afirmo que nosso planeta Terra nunca foi e nunca será redondo. Engana-se quem pensa assim. Cada país vê, no outro país, um inimigo em potencial. É uma luta diária. Será que só por ter nascido no Brasil ou na Argentina faz uma pessoa melhor ou pior? Ou nos Estados Unidos e na Síria? Por que existem países se somos todos seres humanos da Terra? O terrorismo deve ser combatido. Mas também a opressão e a discriminação.
Pense nisso e sucesso.