Os imigrantes e seus descendentes gostavam das diversões. Podia ser no filó, as sagra (festa) nas bochas, no baralho ou nas “carreiras”.

O filó era realizador à noite. Acontecia mais nos meses de noites longas e frias. Geralmente os vizinhos se reuniam para conversar sobre o trabalho, as colheitas, os fatos que aconteciam e a saúde da família. Não faltava o bom vinho e as cantorias. Comiam pinhões, batata doce, amendoim, pipoca, queijo, salame, pão recém-feito no forno. Dedicavam-se do conserto ou fabricação de algum utensílio, como balde de madeira, mesa, armário, cabo de martelo e machado, etc. As mulheres faziam trança de palha de trigo, bordados, crochê e conversavam sobre os afazeres da casa. Preparavam-se maços de palha de milho para cigarros e palha de trigo para fazer a trança para confeccionar chapéus. Antes, porém, era rezado o terço, juntamente com as crianças que aprendiam com os pais e com a família o respeito e a oração.

A sagra era a grande festa religiosa da capela. O acontecimento era esperado com muita ansiedade. Muitas pessoas faziam roupa nova. Compravam sapatos novos e as moças enfeitavam-se com bijuterias. Todos iam para a grande festa que começava com a missa às 7 horas, depois comiam sopa de pão com caldo de galinha e mondongo. Isto para os que vinham de mais longe. Lá pelas 9h30min ou 10h acontecia a missa principal, geralmente com procissão levando o padroeiro num andor, acompanhado por uma multidão. Ao meio-dia era servido o almoço. Mais tarde, porém entrou o costume do churrasco, que era comido ao ar livre sob a sombra das árvores. Não havia pratos e mesa. Não havia baile e eram praticados alguns jogos pelos homens: argolas, pesca leilão de algum animal e roletas.

Um jogo típico das festas era a mora: Um grupo de senhores ao redor de uma mesa ia gritando números e expondo dedos. O jogo consistia em acertar qual era a soma dos dedos que os dois haviam estendido à mesa. Jogar bochas era um divertimento praticado pelos homens. Surgiam nas comunidades quanto muito, o perdedor pagava um trago de cachaça ou um copo de vinho.

Outro divertimento de grande repercussão foi o das carreiras de cavalos. Durante os anos de 1940 e 1960, aconteciam corridas de cavalos, que atraiam pessoas das localidades e das redondezas, simplesmente para assistir ou então fazer apostas. A cancha nada mais era do que dois trilhos de chão batido com espaço entre cavalos. No ponto de chegada, existia um julgador com baliza. De vez em quando, devido à velocidade e quantidade de cavalos, chegavam igualados, podendo gerar discussões. Além das carreiras, os homens gostavam de jogar baralho. Os principais jogos eram o trissete, a briscola, o quatrilho e a escova. A bisca foi a mais popular.

Nas festas de casamento aconteciam bailes, animados por gaiteiros. Alguns lugares promoviam bailes públicos, aos domingos à tarde. Mais tarde veio o futebol.