Os fiscais estaduais agropecuários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) estão acompanhando a nuvem de gafanhotos que está na província argentina de Entre Rios, a 110 quilômetros de Barra do Quaraí, na fronteira com a Argentina. As temperaturas elevadas que devem permanecer no Rio Grande do Sul pelo menos até a quarta-feira, 22, propiciam maior mobilidade dos gafanhotos, como foi observado no deslocamento da nuvem de cerca de 30 quilômetros no último fim de semana.

Fiscalização nuvem gafanhoto 2
Velocidade e sentido do ventos são verificados para avaliar condições de aproximação da nuvem – Foto: Divulgação / Seapdr

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Agricultura na segunda-feira, 20, “a previsão é de que os insetos continuem a se movimentar para o sul, e que os ventos se mantenham na direção norte-sul indicando uma provável direção da nuvem rumo ao Uruguai”.

Conforme o secretário Covatti Filho, neste momento, o Plano Operacional da Secretaria da Agricultura está na fase de vigilância e monitoramento. Mas caso haja a entrada da nuvem no Rio Grande do Sul, as equipes devem agir rapidamente para executar as medidas de controle fitossanitário. “Caso a nuvem chegue ao Estado, a estimativa é de grandes prejuízos para os produtores e as ações de contenção devem ser tomadas rapidamente para minimizar os impactos”, afirma.

Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em estado de emergência fitossanitária desde 25 de junho por determinação do Ministério da Agricultura. A medida é preventiva e deve durar um ano.