O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta terça-feira, 23, que o número de eleitores cadastrados no sistema biométrico de votação em Bento Gonçalves chegou a 49,16%. Conforme os dados, 43.701  dos 88.902 eleitores locais estão com as digitais inseridas no sistema eletrônico da Justiça Eleitoral.

Embora ainda não tenha uma data definida de prazo limite, cerca de de metade dos eleitores da cidade ainda não realizaram o cadastro biométrico. De acordo com o Cartório Eleitoral, mesmo que a biometria no município não seja obrigatória para as eleições de 2020, o ideal é que o eleitor do município se dirija ao cartório porque há uma capacidade limitada de atendimentos diários. A partir de 2022, o eleitor de Bento que não houver feito o cadastro terá o título cancelado.

Segundo o TSE, 11 estados concluíram o processo de cadastramento. Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins atingiram marca de 100% de eleitores identificados pela biometria.

No Brasil, 69,57% da população já realizou o procedimento. Conforme os dados, 101 milhões dos 146 milhões de eleitores brasileiros estão com o processo realizado. A meta da Justiça Eleitoral é alcançar mais de 35 milhões de eleitores até o fim de 2020. Os primeiros cadastros biométricos foram feitos em 2008.

Fonte: Redação e Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasil