Por meio de decreto publicado nesta quarta-feira, 1º de setembro, o município de Bento Gonçalves passa a contar com o Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública. A medida foi autorizada pelo prefeito Diogo Siqueira e tem por objetivo potencializar ações e resultados na área da defesa social. O novo órgão pretende oferecer ferramentas e tecnologias para a tomada de decisões e direcionamento de ações na área da segurança, bem como unificar ações entre os governos Federal, Estadual e do município.

A pasta está vinculada à Guarda Civil Municipal para o desenvolvimento de ações e planejamento. O órgão será composto pelas unidades funcionais de Inteligência, Contra Inteligência, Planejamento e Estatística.

Segundo o decreto, a área de inteligência do núcleo será responsável pela elaboração do Plano Anual de Ações, coordenação e integração de atividades junto à Secretaria de Segurança do município, bem como, identificar, acompanhar e avaliar as ameaças reais ou potenciais, promovendo a coleta, busca e análise dos dados da segurança.

Já para a área de planejamento e estatística, caberá o monitoramento dos efeitos provocados pelas ações de segurança impostas na cidade, levantamento de dados para posterior tomada de decisões de diferentes órgãos das secretarias do município. O setor está incumbido também de manter a segurança dos arquivos de assuntos sigilosos a responsabilidade da área de inteligência., além de elaborar análise e relatórios estatísticos apontando os números, as variações e a predominância das ocorrências atendidas pela Guarda Civil.

De acordo com a prefeitura, inicialmente, os servidores da Guarda Civil Municipal irão integrar o órgão. Não há mais detalhes sobre o número total de integrantes, uma vez que o projeto ainda está em construção. Conforme as informações, após a implantação, o núcleo deverá receber integrantes de outras forças de segurança da cidade.