Mesmo com promessa de que data anunciada para inauguração não seria adiada novamente, prazo, que seria final de julho, não foi cumprido e não há previsão

Mais de um mês após a data prometida para a inauguração do novo presídio de Bento, a abertura do espaço ainda não foi realizada. Em visita à obra no início de julho, o governador Eduardo Leite afirmou que até o final do mesmo mês, a casa prisional seria entregue à comunidade. E o prazo para transferência de todos apenados estava previsto para ocorrer dentro de 60 dias.

De acordo com a assessoria de comunicação da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), a obra foi finalizada e há agentes no local, porém a inauguração depende da agenda de Leite, que não teria data disponível para participar do evento. Enquanto isso, a população continua sem respostas. A nova estrutura, localizada na Linha Palmeiro, tem capacidade para abrigar 420 detentos e foi orçada em R$ 30,9 milhões.

Durante a visita, Leite ainda garantiu que a casa penitenciária, que hoje fica no centro da cidade, será desativada. Mas enquanto a inauguração continua sendo adiada, as dúvidas persistem e a Susepe não informa prazos ou o que pode acontecer, apenas diz que está no aguardo do governador. Sobre o valor final da obra, quando realizou a visita, Leite disse que quando fosse oficialmente entregue pela construtora, isso seria apurado.

À época, o secretário de administração penitenciária, César Faccioli, afirmou que o prazo não seria postergado mais uma vez, pois estava tudo planejado. “Até o final de julho teremos essa unidade entregue efetivamente, podendo ser ocupada. Na última semana desse mês faremos a inauguração, o planejamento está todo feito. O combinado com a prefeitura será cumprido”, declarou.

Foto: Elisa Kemmer