Uma nova modalidade de golpe estelionatário tomou forma após o lançamento da plataforma Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC). A instituição disponibilizou um site para consulta de dinheiro que o cidadão possa ter em haver para transferir. Com isso, criminosos digitais já se adequaram a novidade e enganam pessoas ao se passarem pelo BC para extrair dados como CPF, conta, agência, e demais informações.

Com a ânsia de averiguar se possui valor a receber, as vítimas acabam fornecendo documentações pessoais de identificação que são usadas para outros golpes no futuro. Portanto, o BC divulgou uma nota orientando a população de que a instituição não vai atrás de ninguém para averiguar valores, e que o site para consulta retornará no dia 14 de fevereiro. O sistema aberto serve somente para que a própria pessoa vá verificar, usando seu CPF, se há algo para recuperar.

Especialistas em segurança digital e agentes de órgãos de segurança pública constantemente alertam as pessoas para que jamais confiem em alguém desconhecido que entra em contato, principalmente quando o indivíduo surge solicitando documentos ou dinheiro. A primeira ação é ter calma, pois criminosos utilizam da urgência para atrair vítimas.

Caso caia em algum golpe, a indicação é que se busque a polícia e se faça um boletim de ocorrência. O crime, enquadrado como estelionato deverá ser investigado pela Polícia Civil, para que haja desarticulação das ações desses criminosos.