Conforme a meteorologia, efeitos devem ser sentidos na sexta-feira, 18 e no sábado, 19

Um novo ciclone extratropical deve passar pelo Rio Grande do Sul no final de semana. No entanto, a intensidade do fenômeno não deve ser tão intensa como os últimos registrados. A previsão estima que dessa vez, a chuva e o frio devam ser os principais fatores. Conforme a meteorologia, nos efeitos devem ser sentidos na sexta-feira, 18 e no sábado, 19.

Com a formação do fenômeno, já nesta quinta-feira, 17 será possível sentir o avanço de uma frente fria para o Estado, que vai acabar provocando chuva em algumas regiões. Diferentemente dos que já foram registrados nos últimos meses, nesta ocasião, o Rio Grande do Sul não deve ser muito afetado com estragos, já que a tendência é o impulsionamento de uma massa de ar frio, com o deslocamento de uma frente fria e a entrada de ar mais frio e seco.

Entre os efeitos que devem ser provocados pelo ciclone extratropical estão a queda nas temperaturas e chuvas de intensidade moderada e forte, acompanhadas de rajadas de vento, que podem chegar aos 70 km/h, principalmente, na região centro-norte do Rio Grande do Sul. Em alguns pontos não se descarta temporal, mas, a princípio, não se pensa em grandes estragos e problemas.

No sábado, 19, o fenômeno já perde força e se afasta do Estado. No domingo, 20, as temperaturas seguem mais baixas que as registradas na semana.