No fim da semana passada, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Bento Gonçalves recebeu um apoio de veículos, com a chegada de três novas motocicletas. As viaturas, de 500 cilindradas, serão utilizadas pelos agentes para patrulhamento preventivo e combate à criminalidade nas ruas. A aquisição dos veículos foi realizada por meio de processo de licitação, seguindo os padrões já utilizados pelo Poder Público de Bento, portanto, um sistema de locação.

Durante a entrega e apresentação das motos, na Via Del Vino, estavam presentes o secretário de Segurança, tenente-coronel Paulo César de Carvalho, o prefeito Diogo Siqueira e alguns agentes. Um dos guardas, Rafael Rocha, acredita que com as novas viaturas o serviço da GCM será mais ágil no atendimento de ocorrências. O secretário concorda com Rocha, quanto a celeridade da ação. “Equipamentos de melhor qualidade, destinados a essa finalidade, suprem a necessidade de uma pronta resposta a atos delituosos”, comenta.

Foto: Rodrigo De Marco

Expansão na GCM

Além das novas motocicletas, a guarda de Bento segue em expansão quanto ao número de agentes. Atualmente, 26 pessoas estão em treinamento para assumir um posto junto a GCM, em um futuro próximo. Somando esse efetivo, a cidade contará com 40 guardas. No momento, os treinos ocorrerem com teor prático e teórico, ministrados por outros representantes de forças de segurança, como a Brigada Militar.

A expectativa, conforme aponta a Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves, é de que até o fim do ano esses recém-chegados estejam nas praças e ruas da cidade. Com o tempo, conforme explica Carvalho, esse novo efetivo irá desenvolver afinidades com determinados setores da GCM, fazendo com que cada um trabalhe motivado, seguindo sua personalidade.