A Secretaria Estadual da Saúde começará, na terça-feira, 4 de maio, a distribuição de novas doses da vacina contra a covid-19 para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). As vacinas são dos laboratórios Fiocruz e da Pfizer e deverão ser utilizadas na aplicação da primeira dose. Já a nova remessa de vacinas da CoronaVac, que devem chegar ao RS nesta semana, deverão ser utilizadas para completar o ciclo vacinal em pessoas que já receberam a primeira etapa da imunização há 28 dias ou mais.

Nesta segunda-feira, 3 de maio, uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite, definiu a destinação das doses junto aos grupos que possuem algum tipo de comorbidade.

Coronavac

Com essa remessa, serão distribuídas o total de 31.780 doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantan. Segundo a SES, essa quantidade será suficiente para cobrir 97% do público que se vacinou com as doses recebidas dia 20 de março.

Astrazeneca

De acordo com a pasta, as 458.614 doses da Astrazeneca/Fiocruz serão todas aplicadas na primeira dose do grupo das comorbidades, iniciando a fase 2: gestantes e puérperas maiores de 18 anos, independente de condições pré-existentes; pessoas com comorbidades de 40 a 53 anos; e pessoas de 40 a 54 anos com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Desta remessa, 413.750 doses chegaram na manhã desta segunda-feira e o restante são remanescentes da carga recebida na última semana. Ainda, 318 doses serão destinadas à continuação da vacinação de militares que integrarão a Operação Acolhida.

Pfizer

As 32.760 doses da Pfizer/Biontech, chegarão em Porto Alegre em voo com aterrissagem prevista para as 19h45min de hoje. Elas serão distribuídas por postos de saúde da capital gaúcha, e também serão utilizadas para avançar o grupo das comorbidades.

Incluindo as doses que chegaram nesta segunda, o Estado já recebeu doses suficientes para vacinar com a primeira aplicação 661.659 pessoas com comorbidades.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini