A partir de sexta-feira, 25, as 18 Coordenadoria Regionais de Saúde (CRS) começarão a receber novas doses das vacinas contra a covid-19 da CoronaVac, Pfizer e da Janssen. Os imunizantes devem chegar ao Estado nesta quinta-feira, 24, conforme informou a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Segundo a pasta, serão 195.6 mil doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan e 91,8 mil da farmacêutica americana Johnson & Johnson e 147,4 mil da Pfizer.

Amanhã, as vacinas começarão a ser distribuídas para seguir com o cronograma de imunizações no Rio Grande do Sul. Conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI), os próximos a serem beneficiados com as doses são a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e trabalhadores da educação, em municípios que ainda precisam de doses para esses grupos e, especialmente, para avançar na vacinação por idade.

De acordo com o governo estadual, as vacinas da CoronaVac serão utilizadas para primeira e segunda doses, ou seja, 50% do lote será distribuído para primeira dose na sexta e a outra metade será reservada para a segunda aplicação. As vacinas da Pfizer serão utilizadas para aplicação da primeira dose, além do imunizante da Janssen, que é de aplicação única.

Conforme a secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann, a orientação da pasta é de que a vacina da Janssen seja utilizada na aplicação de professores da educação básica, para agilizar o retorno às salas de aula.

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini / Arquivo