O Pix é um método de pagamento instantâneo brasileiro. Criado pelo Banco Central do Brasil (BCB), o recurso permite realizar transferências bancárias em poucos segundos, sem limitação de horário. De acordo com dados do BCB, o Pix pode ser feito por uma conta corrente, poupança ou de pagamento pré-paga.

A gerente do Sicredi de Bento Gonçalves, Deise Vanzela Ticiani, afirma que pelo aplicativo de qualquer instituição que conte com a funcionalidade é possível fazer pagamentos, transferências e receber valores, sete dias por semana e 24 horas por dia. “São três formas de fazer e receber as transações: por chave Pix (um dos dados cadastrados na solução, como CPF/CNPJ, e-mail ou telefone), por QR Code ou dados bancários, como já se faz hoje, em TED ou DOC”, explica.

Deise ressalta que todas as operações são criptografadas, rastreadas e monitoradas, por isso há segurança nas transações. “Seguindo os mais rigorosos protocolos e com um sistema que se comunica diretamente com o Banco Central para evitar fraudes”, garante.

A gerente frisa que o Pix é um serviço mais eficiente, ágil nas operações, e sem custo para Pessoa Física. “Essa ferramenta se conecta com uma série de iniciativas das instituições financeiras para uma jornada de transformação digital e para uma sociedade mais sustentável, com menos circulação de moeda em espécie, menos riscos ligados ao dinheiro físico e menos impacto ambiental”, sublinha.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves (Sindilojas-BG), Daniel Amadio, há uma grande adesão do Pix, pelas vantagens que o meio de pagamento proporciona. “Velocidade, sem custos até o momento e segurança de não ter que carregar dinheiro”, destaca.

Ele frisa, ainda, que o método de pagamento ‘caiu na graça’ do consumidor e dos lojistas. “É benéfico, por enquanto, pois as empresas terão um custo nessa operação que ainda não está sendo praticado. Porém, o Banco Central já autorizou os bancos a cobrarem taxas sobre as operações. Falta, ainda, uma modalidade de compras a prazo, pois o Pix ainda está restrito às compras à vista”, aponta.

Amadio alerta que os lojistas devem tomar cuidado para não cair em golpes. “Os empresários precisam conhecer como funciona a operação”, conclui.