O Ministério da Saúde determinou que as novas doses da vacina da AstraZeneca, que desembarcaram no Rio Grande na manhã de quinta-feira, 6 de maio, sejam destinadas à aplicação da segunda dose do imunizante. No total, 243,4 mil vacinas que até então seriam utilizadas para ampliar a vacinação dos grupos prioritários, agora ficarão guardadas para serem utilizadas na fase complementar. A entrega dos imunizantes estava prevista para ocorrer na tarde desta sexta-feira, 7 de maio, porém, acabou sendo cancelada, conforme informou a Secretaria Estadual da Saúde (SES).

De acordo com a SES, as vacinas ficarão na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) até o momento adequado de envio aos municípios. Com a reserva, serão atendidos os vacinados com doses da 5ª remessa, distribuída no RS em 25 de fevereiro, da 9ª remessa, distribuída em 22 de março, e da 10ª remessa, distribuída em 26 de março. Para as D2 dessas três remessas, são necessárias 233.850 doses. O lote enviado na quinta-feira ao Estado é de 243.400. A diferença, de 9.450 doses, também ficará armazenada na Ceadi.

No sábado, 8 de maio, uma nova remessa de doses da vacina coronavac deve chegar ao Estado. Serão 63,6 mil vacinas que serão aplicadas naqueles que já receberam a primeira dose do imunizante.

Foto: SES / Divulgação