A nova ponte do Guaíba deverá receber o nome do folclorista gaúcho, João Carlos D’Avila Paixão Côrtes. O projeto para a nominação foi proposto pelo senador Luiz Carlos Heinze (PP) e teve como relator o também gaúcho, Lasier Martins (Podemos), sendo aprovado pela Comissão de Educação do Senado nesta terça-feira, 2 de julho, em caráter terminativo. Agora, o documento segue para apreciação dos deputados.

Segundo Heinze, o nome proposto para a estrutura de 7,3 quilômetros de extensão é uma homenagem a Paixão Côrtes, pela sua importante contribuição no tradicionalismo gaúcho, dedicando boa parte de sua vida à história, música e danças típicas do Rio Grande do Sul.

Paixão Côrtes faleceu em 27 de agosto de 2018 e, durante sua vida, o folclorista participou da construção do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), da criação de eventos que deram origem à Semana Farroupilha e também na edificação do primeiro Centro de Tradições Gaúchas, o 35 CTG. Paixão Côrtes também serviu de modelo para a construção da estátua do Laçador, um dos principais monumentos da capital do estado, Porto Alegre, em 1954, idealizada pelo escultor Antônio Caringi.

Iniciadas em 2014, as obras da nova ponte do Guaíba devem ser concluídas até o ano que vem.

Foto: Reprodução