De forma pioneira no estado, a Defensoria Pública Regional de Bento Gonçalves vai sediar, na quinta-feira, 4 de julho, um júri popular. A ideia surgiu a partir de um acerto entre a instituição e o Poder Judiciário, como forma de dar visibilidade à Defensoria. “Quando o Fórum da cidade estava em obras, alguns júris foram realizados em outros locais, então sugeri que a Defensoria também sediasse, afinal, possuímos uma ótima estrutura para receber um evento deste tipo”, explica o diretor regional da Defensoria Pública de Bento Gonçalves, Rafael Carrard.

Com horário marcado para as 9h, o júri popular vai julgar um caso de homicídio consumado, cujo réu é defendido pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS). Esta é a primeira vez que uma sede da instituição recebe um júri em suas instalações. “Isso mostra o prestígio que a Defensoria tem perante as demais instituições, especialmente o Judiciário. Além disso, mostra à população que temos uma estrutura digna e capacidade para receber uma sessão plenária do tribunal do júri. Essa visibilidade e credibilidade é o que buscamos alcançar”, disse Carrard.

O evento não alterará a rotina de atendimentos da sede, que se manterá aberta para casos de urgência. A Defensoria Pública Regional de Bento Gonçalves fica na Rua Planalto, 1420, bairro São Bento e atende também os municípios de Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza.

Foto: Divulgação / Ascom – DPE/RS