Tornar a Movergs uma entidade mais forte e representativa, através da implementação de um novo modelo de gestão, focado na união de forças, no profissionalismo e na parceria entre o presidente, a diretoria e a equipe de trabalho. Esta foi a proposta que o novo presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs),Volnei Benini, assumiu para a sua presidência da entidade, que tem com o lema “Unir para fortalecer. Renovar para crescer”.
A cerimônia de posse, que foi realizada na noite de quarta-feira, 24, iniciou com o discurso do ex-presidente da entidade, Ivo Cansan, que agradeceu aos parceiros de trabalho e falou do papel da Associação. “A Movergs representa a força da indústria moveleira gaúcha. Desejo uma gestão promissora e de sucesso à nova diretoria”, afirma ele.

Quando subiu ao placo,o novo líder se comprometeu a defender as demandas da indústria e do setor, pensando estrategicamente, junto com sua diretoria e equipe, no futuro que desejam para os próximos anos. “Acredito na superação dos desafios e na soma de esforços em prol de objetivos maiores”, destacou.

Durante o discurso, o presidente assinalou a intenção de promover uma aproximação com as demais entidades moveleiras, sindicatos, Fiergs, CIC/BG e câmaras setoriais. “Vamos trabalhar em sintonia, buscando uma relação com os demais, formando alianças que permitam atender melhor as demandas”, afirmou, e completou: “Nossa meta é a construção de uma pauta comum de atuação, visando a implementação de ações e projetos nacionais para fortalecer a indústria gaúcha e a nacional”.

No evento, Benini falou sobre o dever e o direito de cobrar dos governantes e políticos para que sejam vigilantes em suas propostas, atos e condutas. “Nós vamos trabalhar próximos ao poder público, propondo alternativas para o desenvolvimento econômico e social”.

Na ocasião, ele também deu destaque à construção da nova sede da entidade em parceria com o Sindmóveis e CIC/BG,e apresentou o vice-presidente da Movergs e novo presidente da 13ª edição da Fimma Brasil, Rogério Francio.
Em sua explanação, Francio falou sobre a importância de fazer parte da diretoria da Associação e de estar à frente da 5ª maior feira de máquinas e equipamentos do setor no mundo.”A entidade se destaca pelo fortalecimento produtivo do Rio Grande do Sul e do Brasil. Quanto a Fimma, posso afirmar que, juntos, faremos uma feira surpreendente”.

Também presente no evento, o presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs/Ciergs), Heitor Müller, agradeceu o apoio permanente do setor moveleiro ao Sistema. “O trabalho não pode parar em meio à crise. A indústria continua trabalhando mesmo com o peso que conspira contra o seu desenvolvimento. A economia real continua em desenvolvimento”, destacou ele, que complementou: “Estamos sempre dispostos a apoiar esta cadeia produtiva tão primorosa e importante para o Brasil. O nosso país é maior que a crise”.

Já o presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Daniel Lutz, salientou o processo de transição de gestão, que mostra maturidade e profissionalismo. “Estaremos apoiando os projetos e as políticas voltadas para a indústria”, sinalizou.

Com mais de 28 anos de atuação, a Movergs representa mais de 2,5 mil indústrias moveleiras no Estado.
Em 2015, somente em Bento Gonçalves, o setor moveleiro faturou R$ 2,5 bilhões entre 300 empresas do segmento. A indústria totaliza no município mais de mil empresas e 20 mil empregos gerados. Dentro da indústria de transformação, a área moveleira é a que mais emprega. É, portanto, de significativa contribuição para o desenvolvimento econômico e social da cidade que é um dos principais polos do segmento
no Brasil.