Curso de formação de sommelier é realizado em vinícolas e hotéis de Bento Gonçalves. Diretora tesoureira, Andreia Gentilini Milan, é do município

Uma nova diretoria para o triênio 2021-2023 da Associação Brasileira de Sommeliers – regional do Rio Grande do Sul (ABS-RS) foi eleita. O novo presidente é o florense Júlio César Kunz, psicanalista, sommelier, engenheiro de alimentos e mestre em vinhos pela Universidade de Paris/Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Além disso, a diretora tesoureira é Andreia Gentilini Milan, de Bento Gonçalves.

Segundo Kunz, já existem metas traçadas para a gestão atual. “Nossa ideia é continuar crescendo no online, já que a gente lançou um curso de formação de sommelier completo, além de cursos específicos como de mercado, de uva, introdutórios e claro, com a perspectiva de retomar atividades presenciais que ainda estão suspensas em função da pandemia. No presencial, queremos justamente aumentar a experiência com o vinho, não apenas os conteúdos profundos que já trabalhamos, mas também entregar experiências com atividades práticas cada vez mais importantes”, explica.

Das ações previstas, uma das principais é realizada na Capital Nacional do Vinho. “Se dividem em Porto Alegre, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Bento é a cidade do nosso principal curso, o de formação de sommelier. É ali que acontecem as aulas, em vinícolas e hotéis. A gente acaba dividindo um pouco com Flores da Cunha também, então devemos ter cada vez mais atividades com essas experiências, envolvendo gastronomia e turismo”, salienta.

Ao contrário do que aconteceu com outros setores durante a pandemia, ocorreu com o mercado de vinhos. De acordo com Kunz, o crescimento de consumo de vinhos deu um salto. “Rompemos aquela barreira dos dois litros per capita, que se estendia por décadas, chegando a 2,8 litros, um avanço enorme. Esse aumento da procura se justifica pelo vinho ser uma bebida que as pessoas têm um pouco de medo de tomar e realmente por ter muita variedade e muitos rótulos. Elas se sentem compelidas a estudarem mais, por isso a demanda por cursos cresceu”, afirma.

No total, são 12 os membros da diretoria da ABS-RS. Além do presidente e da diretora tesoureira, o vice-presidente Marcelo Vargas, a diretora de relacionamento com alunos Caroline Dani, a diretora institucional Juciane Casagrande Doro, o secretário e relações com a imprensa Marcos Graciani, o diretor de ensino Maurício Roloff, a diretora de marketing Patrícia Binz e o diretor de degustação, Vinícius Santiago.