Números foram apresentados pela Carta Mensal Mercado Formal de Trabalho, realizado pela UCS, com base nos dados do Caged

Bento Gonçalves encerrou o primeiro quadrimestre de 2020 com o fechamento de 477 postos de trabalho. É o que aponta a Carta do Mercado de Trabalho Formal, realizada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia (ME). Os dados foram divulgados na sexta-feira, 29 de maio.

Dos 13 municípios que integram a base da região de Caxias do Sul, apenas Carlos Barbosa e Vacaria apresentaram resultado positivo no levantamento realizado. Conforme a carta, em Bento Gonçalves, nos meses de janeiro e fevereiro, o saldo manteve-se positivo. A retração iniciou em março e seguiu durante todo o mês de abril. Segundo os dados do Caged, em janeiro, a Capital do Vinho abriu 655 postos de trabalho, considerado o melhor mês do ano até o momento. Já abril, o número de demissões chegou a 1,4 mil. O resultado do último mês do quadrimestre representou o maior mês com resultado negativo de toda a série histórica.

Até abril, Bento Gonçalves tinha 39,2 mil empregos com carteira assinada, o menor número de empregos desde 2010, segundo os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

De acordo com a carta, o município fechou 2019 com 18.328 novas vagas e 17.773 desligamentos, ocasionando um saldo positivo de 552 novos postos (variação de +1,40%). Os números positivos de 2019 foram puxados pelo bom desempenho dos setores de comércio e serviços. O desempenho dos dois setores foi mais do que suficiente para compensar o fechamento de vagas registrado em praticamente todos os outros setores no ano.

Ainda, segundo os dados dos primeiros quatro meses de 2020, o setor que mais abriu oportunidades foi o da construção (21 vagas) e o que mais demitiu foi o de serviços, com 276 desligamentos.