De 6 a 26 de março, a Prefeitura de Bento Gonçalves realiza eventos com ações e atividades com viés plural, onde serão oferecidos para a comunidade feminina diversos serviços e atrações artísticas que expressam uma construção de união e solidariedade, de reconhecimento e de valorização, de luta contra a violência e de empreendedorismo. Nesta perspectiva, os eventos reforçam um compromisso de respeito e a busca pela igualdade, mostrando a força, o empenho e a sororidade. 

A programação traz no dia, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, na Via Del Vino, a partir das 9h, o Bento por Elas, que vai contar com diversos serviços gratuitos, como de saúde, com aferição de pressão, testes rápidos e orientações, testes de visão, auriculoterapia, orientações de prevenção do câncer de colo e de útero, e serviços de beleza. 

Durante o dia serão realizadas apresentações artísticas de grupos de mulheres dos distritos como o Bella Etá, de Tuiuty, e do projeto Maturidade Urbana, além dos grupos de convivência Mãos Dadas, Vida & Paz e Vivendo Melhor.

Já no dia 9 de março, na Via Del Vino, a partir das 9h, a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria da Mulher, promove a Feira do Projeto de Empreendedorismo Feito por Elas. O projeto surgiu em 2022 que desenvolve políticas públicas para as mulheres e objetiva incentivar e divulgar os empreendimentos liderados por elas gratuitamente na página da Prefeitura. 

O Feito por Elas auxilia as mulheres a abrirem o seu próprio negócio, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Elas podem abrir um MEI, Microempreendedor Individual, de forma gratuita, sendo orientadas sobre a sua importância e direitos. Ainda, proporciona a participação em feiras, capacitações, palestras, entre outras ações e atividades, para formar uma rede de apoio e de divulgação. Atualmente, o Feito por Elas conta com 57 empreendimentos de diferentes segmentos como estética, gastronomia, artesanato, entre outros. Na Feira,  aproximadamente 20 empreendedoras estarão mostrando os seus trabalhos.

Na programação do mês está incluso também a 8ª edição do Mutirão Trabalho para Todos, especial Dia das Mulheres, que acontece em 9 de março. A edição é especial, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A atividade, que acontece das 9h às 12h, e conta com confecção de currículos pela equipe da Acessuas, apresentação de vagas e oportunidades de trabalho, cursos profissionalizantes e outras ações. O Balcão de Oportunidades e o Balcão do Primeiro Emprego também estarão presentes com vagas para diversos setores.

A organização da programação do Mês da Mulher é da Prefeitura por meio do Gabinete da Primeira-dama e da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social por meio da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi e conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da parceria das Secretarias da Cultura e de Segurança, Polícia Civil, Brigada Miliar e COMDIM. 

Centro Revivi e Coordenadoria da Mulher

A programação inicia na quarta-feira, 6 de março, às 19h30min, com uma ação de sensibilização sobre a violência contra a mulher para a Associação de Moradores no bairro Fátima, onde serão entregues materiais informativos e orientações. A ação ocorre em conjunto com o Projeto Verão Cultural nos Bairros. 

No dia 7 de março, às 15h, a Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi realizam uma palestra na Embrapa. “Vamos levar informações aos colaboradores sobre a Lei Maria da Penha e os órgãos que compõem a rede de atendimento às vítimas existentes no município”, destaca a Coordenadora Patrícia Da Rold. 

No dia 8 de março, o Centro Revivi estará realizando o atendimento no local com profissionais da área da Psicologia e da Assistência social, falando sobre a Lei Maria da Penha, além de estar distribuindo material informativo sobre os tipos de violência que a mulher pode sofrer, como patrimonial, sexual, física, moral e psicológica. Também serão oferecidos serviços de agendamentos e orientações. Já a Coordenadoria da Mulher estará divulgando o projeto Feito por Elas, projeto de empreendedorismo feminino.

A Caravana da Mulher também está presente na programação. No bairro Licorsul, será no dia 12 de março; no bairro Imigrante, no dia 19 de março; e no São João, no dia 26 de março. A equipe estará realizando o atendimento nos locais com profissionais da área da Psicologia e da Assistência social, falar sobre a Lei Maria da Penha, além de estar distribuindo material informativo sobre os tipos de violência que a mulher pode sofrer como patrimonial, sexual, física, moral e psicológica. Também serão oferecidos serviços de agendamentos e orientações. 

No dia 13 de março, às 10h, a coordenadora do Centro Revivi, Patrícia Da Rold, estará realizando uma palestra no Seminário Intermunicipal “Mulher – Discutindo políticas públicas para as mulheres” de Taquara, dentro do painel “O Atendimento à Mulher Vítima de Violência”, juntamente com Helvia Sanae, Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (Torres) e Yara Regina Stockmanns, coordenadora do Centro Jacobina, de São Leopoldo.

A organização da programação do Mês da Mulher é da Prefeitura por meio do Gabinete da Primeira-dama e da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social por meio da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi e conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da parceria das Secretarias da Cultura e de Segurança, Polícia Civil, Brigada Miliar e COMDIM. 

Programação

  • 6/03 – Ação de sensibilização sobre a violência contra a Mulher em evento da Associação dos Moradores do Bairro – Horário: 19h30 
  • 7/03 – Palestra sobre a Rede de Proteção à Mulher na Embrapa – Horário: 15h
  • 8/03 – Evento Bento Por Elas – Horário: 9h – Local: Via Del Vino
  • 9/03 – Feira do Projeto Empreendedorismo Feito Por Elas – Horário: 9h – Local: Via Del Vino
  • 09/03 – 8ª edição Mutirão Trabalho para Todos, especial Dia das Mulheres – Horário: 9h – Local: Via Del Vino
  • 12/03 – Caravana da Mulher Bairro Licorsul
  • 13/03 – Palestra Centro Revivi no Seminário Intermunicipal “Mulher – Discutindo políticas públicas para as mulheres”, de Taquara
  • 19/03 – Caravana da Mulher Bairro Imigrante
  • 26/03 – Caravana da Mulher Bairro São João

Foto: Freepik / Reprodução