4ª edição da campanha do Instituto de Leitura Quindim realizou as doações para atendidos nas casas-lares e abrigos do município, com celebrações na instituição 

O Instituto de Leitura Quindim arrecadou R$ 20mil na 4ª edição da campanha Natal Literário Solidário 2022: a literatura e o afeto como um direito, que contou com o apoio do programa Apadrinhe e Patio Eberle. As doações de 400 livros selecionados às crianças e adolescentes atendidos nas casas-lares, abrigos, famílias acolhedoras e instituição de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de Caxias do Sul, foi realizada nos dias 14, 15 e 16 de dezembro.  

A ação consiste em escutar os sonhos e os medos das crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. A partir desta escuta, uma equipe multidisciplinar escolhe livros de literatura que tenham histórias que ressignifiquem esses sentimentos.  

Nesta 4ª edição, já com a pandemia de Covid-19 controlada, as crianças puderam ir ao Instituto para festejar a data natalina e receber os livros diretamente das mãos do Papai Noel. Elas também receberam um delicioso lanche e puderam brincar e usufruir da biblioteca do Quindim. 

“O Natal Literário Solidário é uma junção de esforços que envolve toda a equipe do Instituto e sociedade. É o espírito natalino de união para olhar por cada criança e adolescente, que precisa ser ouvido no que tem de mais particular, mais íntimo: seus sonhos e medos. O tema deste ano – a literatura e o afeto como um direito, foi atingido com sucesso”, explica o presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica. 

Neste ano além de pessoas físicas, o maior número de apadrinhamentos das crianças foi de empresas que se mobilizaram e fizeram inclusive campanha junto aos funcionários para apadrinhar. “Tiveram empresas que fizeram uma campanha internas, em que a cada criança apadrinhada por um funcionário, o local dobrava o apadrinhamento. Esse movimento foi muito lindo!”, afirma.  

Outro movimento incrível, foi feito pelos alunos da turma 52, 5º ano, do Colégio São Carlos, que se mobilizou e também apadrinhou crianças. 

Além de inúmeras pessoas de diferentes regiões do Brasil, a 4ª edição do Natal Literário Solidário contou com o apadrinhamento da Sicredi Pioneira, PCP Steel e da Unylaser Produtos e Componentes Metálicos.  

Em 2022, foram beneficiadas as seguintes instituições: Casa Anjos Voluntários – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Abrigo Estrela Guia (F.A.S.), Abrigo Recanto Amigo (Associação Mão Amiga), Abrigo Sol Nascente (F.A.S.), Casas Lar Santa Alegria – 03 casas (Mão Amiga), Casa Lar Anjos Voluntários 1 Lote 1 – 03 casas, Casa Lar Anjos Voluntários Lote 2 – 03 casas, Casa Lar Associação Jesus Senhor – 03 casas, Casa Lar Anjos da Guarda São Gabriel, São Rafael, São Miguel e 08 famílias acolhedoras.  

Fonte: Assessoria de Imprensa