Secretário municipal de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, conta detalhes do planejamento e da programação das atrações

Com o tema “Celebre a Magia do Natal”, a programação do Natal Bento 2022 foi aberta e contará com uma série de atrações especiais para toda a comunidade. Até o dia 8 de janeiro, serão diversos shows e apresentações, além da decoração natalina.

O secretário municipal de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto destacou que o trabalho de planejamento de meses culminou em um belíssimo espetáculo na abertura da programação. “Foi uma noite de muitas emoções com a nossa população e visitantes que se fizeram presentes. Toda preparação, que iniciou ainda em março deste ano, resultou naquele belíssimo show, uma lindíssima chegada do Papai Noel, o acendimento de luzes, a inauguração das novidades, a árvore cantante e o túnel interativo. Certamente um Natal para marcar a nossa vida. Nós viemos trabalhando um pouquinho de cada vez, todos anos, evoluindo sempre. Com certeza foi uma grande noite para todos”, evidencia.

Evolução

Segundo o secretário, a celebração da data também marca uma retomada mais expressiva de investimentos após dois anos de pandemia. “No ano de 2020, o Natal Bento foi um grande desafio. Sempre fui muito insistente em algumas coisas e machucou muito quando, por conta de forças maiores, e por óbvio respeitando toda a condição daquela época, tivemos que parar durante dez dias e repensar o que fazer. Afinal, tinham artistas que estavam sem trabalho praticamente há um ano e eles precisavam realizar suas apresentações. Felizmente, conseguimos terminar muito bem com o Drive-In de Natal e em 2021 continuamos em uma sequência bastante positiva, seguindo o que começamos em 2019. Foi um grande avanço, porque trouxemos algumas produções maiores, algo que a gente não via há muito tempo. Em 2022, conseguimos arredondar ainda mais a programação. O Natal vem em uma crescente, então todo o ano sempre pensamos o que podemos trazer de novo, o que que a nossa comunidade gostou mais, o que que podemos ampliar. É assim que temos trabalhado”, reforça.

Programação

As apresentações artísticas ocorrem até o dia 23 de dezembro, de quinta a domingo, na praça Via Del Vino, em frente à Prefeitura. Parisotto destaca algumas das atrações musicais. “Este ano temos alguns renomes da música, como a Laura Dalmas, que se apresenta nesta quinta-feira. Depois, na sexta, ocorre um espetáculo da Orquestra da UCS (Universidade de Caxias do Sul). Temos também a nativista Tatiele Bueno, que faz um especial de Natal, e uma banda de Caxias que apresenta músicas natalinas em formato ‘Rock and Roll’. Uma novidade que teremos em 2022 é o show do Cris Pereira e também do Tchê Guri”, realça.

Outro ponto alto da programação, segundo o secretário, é uma sequência de quatro grandes espetáculos. “Vamos ter o ‘Encanto de Natal’, que é do circo Sorriso com Arte, depois temos um especial de Natal do Grupo Tholl, que faz mais uma apresentação esse ano. Na sequência está programado um espetáculo da produção “Angelis” no dia 22 de dezembro e no dia 23 está sendo preparado um grande encerramento, a exemplo do que ocorreu na abertura”, pontua.

A árvore cantante e o túnel interativo

Um dos diferenciais deste ano é o túnel e a árvore musical, que conta com dois shows diários, às 19h40min e às 21h30min, que estarão em operação até o dia 8 de janeiro. Instalados na Via Del Vino, o público pode entrar no túnel de led de 40 metros de comprimento e interagir com a animação de luzes que são projetadas. “Com muita música, muito efeito especial. Para o pessoal entender um pouquinho do que é essa árvore cantante e o túnel, eles ficam ligados e permanecem com uma troca de cores, e em determinado momento se desligam e começam 15 minutos de músicas natalinas com vários efeitos especiais, onde as pessoas podem fazer fotos e vídeos e aproveitar a experiência”, explica Parisotto.

Outros atrativos diários foram instalados na Via Del Vino. “Temos a praça dos brinquedos, onde a criançada pode brincar a qualquer momento, a ‘Casa da Árvore do Papai Noel’ que tem atendimento diário. São várias pequenas atrações que permanecem todos os dias”, aponta o secretário.

Movimento na área central

Ainda conforme Parisotto, a iniciativa tem atraído visitantes e engajado a comunidade local. “Percebemos nesse primeiro final de semana do Natal a movimentação dos moradores de Bento no Centro e dos turistas que estão na cidade, uma coisa que jamais vi. O Natal traz justamente essa questão da alegria, não é apenas a decoração em si, mas os elementos interativos que temos. Realmente levamos muita vida para a Via Del Vino, algo que é muito importante para nós, porque é uma área fundamental na cidade de acesso fácil para todas as pessoas. Todos os shows do Natal Bento são gratuitos”, ressalta.

Trabalho feito a muitas mãos

Segundo o secretário, a realização do Natal Bento só é possível graças ao empenho de todos os envolvidos, como parceiros, patrocinadores, equipes das secretarias municipais, fornecedores e artistas. “Um Natal como esse é muito grande. São mais de quatro mil pessoas que se envolvem em todas as apresentações, montagem, som, luz, e tantos outros detalhes. É um esforço que vale a pena de todos que estão apoiando, acreditando que esse Natal faz a diferença para Bento Gonçalves”, frisa.

Retorno positivo para Bento Gonçalves

Parisotto acentua a boa perspectiva da iniciativa para a cidade. “O Natal é feito justamente para fomentar, gerar empregos, hospedagens, visitas nos atrativos e uma movimentação comercial. Além disso, é idealizado para levar alegria. Tem um lado muito forte que transforma as relações entre as pessoas durante esse período. Pensamos muito na nossa comunidade, sempre em primeiro lugar quando pensamos esses grandes eventos. Se é boa para os bento-gonçalvenses é excelente para quem visita a cidade”, sublinha.

Foto: Kiaora filmes