A Anjos Unidos é uma associação sem fins lucrativos de Bento Gonçalves, que tem como objetivo realizar ações e diversas atividades de lazer para integrar pessoas especiais ao esporte e à sociedade, trazendo alegria e bem-estar entre todos. Além disso, desenvolvem aparelhos especiais de locomoção, bengalas e diversos equipamentos que auxiliam o deficiente físico em seu dia a dia.

De acordo com a secretária da diretoria, Ivanice Alessi Riviera, a associação é muito importante para a integração das pessoas com deficiência. “Temos passeios em veículos adaptados, como bicicletas, quadriciclos, karts, charretes. Além disso, proporcionamos integração entre as famílias, aqueles momentos onde as pessoas se encontram e compartilham vivências”, relata. Para ela, o crescimento nestes sete anos, realmente foi rápido e os voluntários são grande parte dessa evolução. “A equipe é formada por pessoas voluntárias, só temos uma estagiária que ganha salário. É um trabalho feito por amor, por isso que funciona tão bem”, valoriza.

Segundo Ivanice, 20% da população brasileira tem algum tipo de deficiência e aproximadamente 10% tem uma mais severa. “Mais que a metade do grupo da Anjos Unidos é formado por pessoas que adquiriram essa condição ao longo da vida, através de sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), erros médicos ou de medicação, acidente de moto ou carro. As pessoas acham que nunca vão ser afetadas, mas não é assim”, destaca. Ademais, a secretária explica a razão por trás da fundação da ONG (Organizações não Governamentais). “Criamos para levar alegria para os lares, não é só para o deficiente, é para todos que estão na vida dele. Se o filho está feliz, a mãe e o pai também estarão”, realça.

Passeios com veículos adaptados, eventos e ações em datas comemorativas também são realizados, levando doações, doces e carinho para famílias carentes, hospitais e lares de idosos. Além da arrecadação de alimentos, produtos de higiene, limpeza e material escolar para dar a quem necessita, possuem a campanha “Sua Ajuda é Uma Mão na Roda”, que arrecada tampinhas plásticas e lacres de alumínio, revertendo todo o valor para a compra de cadeiras de rodas e equipamentos, que são doados para quem precisa.

O Vilarejo

O sonho de construir o primeiro parque 100% adaptado para pessoas com deficiência do Brasil permeia no objetivo dos apoiadores, que para isso, precisam de ajuda e parceria. O Vilarejo de Integração Anjos Unidos está sendo construído nos Caminhos de Pedra e ainda necessita de doações.

Conforme o presidente da associação, Alcindo Riviera, atualmente está sendo feita a parte final da construção do centro de atendimento, que será a primeira obra a ser terminada. “Ao lado terá a sala de terapias. Levará em torno de uns 30 a 60 dias para ficar pronta e iniciar os passeios”, informa. O projeto atende, também, pessoas de terceira idade. “Teremos cabanas adaptadas, tirolesa, rapel, passeios em veículos motorizados e na trilha 4×4, que é dentro da natureza, salas de terapia, brinquedoteca, clube de mães, restaurante, lancheria e entrada no rio para pessoas com deficiência, onde terá um veículo para aquelas que não conseguem ir sozinhas. Em uma parte, só com laje, conseguimos levar o cadeirante até lá com uma moto que irá dentro do rio”, explica.

As pistas e trilhas adaptadas terão em torno de mil metros, onde a pessoa com deficiência vai poder fazer todo o passeio. “Será de concreto e também haverá piso tátil, onde o deficiente visual poderá se deslocar. Todas as pistas estão sendo construídas a cinco graus de inclinação”, acrescenta.

O projeto ‘Concreto do Bem’, criado para estimular a doação que reverterá na compra de concreto para construir o espaço, propõe que cada metro quadrado de material doado por pessoa física ou jurídica dará o direito de ter sua logomarca ou nome anunciado nas redes sociais do Vilarejo e, ainda, registrada em algumas das construções executadas dentro do parque. “As pessoas podem doar qualquer valor e contribuir para a conclusão deste sonho”, pede.

O presidente ressalta a importância desse espaço. “É essencial para as pessoas que têm necessidade especial, pois hoje não tem um local no município onde eles possam usufruir de lazer de qualidade, com aparelhos adaptados”, menciona. Além disso, ele destaca o fato de o parque poder ser autossustentável. “Junto com as mães, teremos uma lojinha com pães, rapaduras e outros alimentos feitos no local. Venderemos para turistas e visitantes, tendo nossa própria renda e dando oportunidade para as pessoas”, conta.

Contatos para doação:

Fone: (54) 3052-0815
WhatsApp: (54) 99928-4452 / (54) 99950-0570
E-mail: [email protected]

Um Natal de inclusão

Todos os anos, no mês de dezembro, realizam visitas a lares de idosos, organizações que trabalham em prol das crianças especiais e famílias carentes. A equipe se caracteriza de papais e mamães noéis, e duendes, levando doações, doces e carinho por onde passam, com camionetes e um trenó iluminado.

De 16 a 24 de dezembro, ocorrem os tradicionais passeios nas ruas, visitações e, neste ano, também será realizado um evento de Natal no parque. “Terá passeio de trenó com o Papai Noel Azul no espaço que estamos construindo. Todos estão convidados a comemorar com a gente”, conclui Ivanice.

“É um trabalho feito por amor, por isso que funciona tão bem”

Ivanice Alessi Riviera
Secretária da diretoria

Fotos: Divulgação