“O nascimento de Jesus fez brilhar nova luz de justiça e sabedoria. A estrela, na noite de natal, indicou o nascimento do Novo Sol para a humanidade”.

A solenidade do NATAL, é a celebração do nascimento de Cristo, é a celebração mais importante entre os povos da cristandade. Podemos celebrar o NATAL, é celebrar o SOL da vida, que nos ilumina com a graça da salvação e da sabedoria.

“O NATAL DO SENHOR NÃO SE APRESENTA A NÓS COMO LEMBRANÇA DO PASSADO, MAS O VEMOS NO PRESENTE, NESSE MOMENTO DA NOSSA HISTÓRIA E NA VIDA DE CADA UM DE NÓS”.

Fazemos memória presente do nascimento de Cristo em meio à nossa frágil humanidade. NATAL não é festa de uma ideia, mas é a festa que celebra a vida… Mas, qual a importância desta solenidade para todos nós???

Como é do nosso conhecimento, havia, nos anos que antecederam o nascimento de Jesus, uma expectativa muito grande pela vinda do Messias, o salvador prometido por Deus ao seu povo. Assim sendo, o nascimento de Cristo foi muito importante, pois, com Ele, o Senhor Jesus iniciou-se a obra de Redenção do gênero Humano. Tal acontecimento foi antecipado de diversos sinais.

A Sagrada Escritura nos mostra que o nascimento de Jesus foi um motivo de Grande JÚBILO para os povos daquela época. Tanto os pastores judeus de Belém, quanto os magos pagãos do Oriente foram adorar o Menino Deus recém-nascido. Ao estabelecer a data do Natal no dia do “deus sol”, a igreja mostra que Cristo, ao nascer ensinou aos pagãos a não adorarem mais o sol físico, mas adorar aquele que é verdadeiro “SOL DA JUSTIÇA”. Isso é exposto de maneira brilhante em um trecho da liturgia:

“Teu nascimento, ó Cristo, nosso Deus, fez brilhar no mundo a luz da SABEDORIA; e graças a uma estrela, aqueles que adoravam os astros, aprenderam a adorar-te, SOL DA JUSTIÇA, e ao reconhecer em ti o Oriente que vem do alto: GLÓRIA A TI SENHOR”.

QUE NESTE NATAL LEMBREMOS: SOMOS CHAMADOS A SER PORTADORES DA LUZ, DA PAZ E DA ESPERANÇA.

A fé sempre será como uma luz a iluminar a existência. Quem se encontra com Deus e cultiva a espiritualidade é capaz de dar sabor aos seus dias. Não existe fé que não cause alegria, paz interior e esperança. O mundo precisa de luz e de sabor da vida. Cabe a cada um de nós buscarmos esses valores…

“FELIZ E ABENÇOADO NATAL PARA TODOS NÓS”.