Autoridades da saúde se reuniram no início da semana para orientar população quanto ao coronavírus. Não há casos confirmados em Bento

Desde que surgiu em Wuhan, na China, no final de 2019, o coronavírus (Covid-19) tem levado muitas dúvidas e espalhado pânico pelos países em que há confirmação de casos. Tudo porque seu alastramento é extremamente rápido e o número de mortes, principalmente entre os idosos, têm preocupado as autoridades da área da saúde. Porém, o que mais aflige em todo o mundo é não só o alarde, mas principalmente a quantidade de notícias falsas (fake news) sobre as formas de contágio, os tratamentos caseiros milagrosos e até as medicações que evitam o contágio e, na verdade, segundo a própria medicina, podem interferir e até mascarar os sintomas.

Em Bento Gonçalves, três casos suspeitos já foram descartados, ao passo em que quatro estão em análise: de um homem na faixa etária de 60 anos, que retornou do Paraguai; de uma mulher, na faixa dos 50 anos, que retornou dos Estados Unidos; um homem de 40, que retornou com sintomas suspeitos de São Paulo, e uma mulher, na faixa dos 70 anos, que voltou do Caribe e está internada em isolamento. Os demais foram orientados, conforme preconiza o Ministério da Saúde, a permanecer em casa. Eles passaram por exames que foram encaminhados para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen).

Foto: Franciele Zanon

Autoridades da área da saúde se reuniram nesta semana para explanar sobre a situação no Município e prestar algumas orientações à população. O superintendente do Hospital Tacchini, Hilton Mancio, frisou que não adianta se dirigir às instituições de saúde para realizar testes sem ter viajado para algum dos países em que há casos confirmados e sem ter tido contato com pessoas que viajaram, pois o protocolo definido pelo Ministério da Saúde até então não funciona desta forma e os exames não serão feitos em larga escala.

A médica infectologista e coordenadora do setor de infectologia da instituição, Nicole Alberti Golin destacou que o sistema de saúde, tanto público quanto privado, tem todo o preparo para lidar com a situação, mas não vai ter recursos suficientes se a população não souber como conduzir. “Bento Gonçalves está se organizando, no sentido de ‘saltar na frente’. Restringimos visitas a uma pessoa por internado, a entrada de pacientes mesmo no Pronto-Socorro, de adultos e crianças, é uma pessoa que entra, e não abriremos mão disso por segurança aos atendidos e colaboradores do hospital”, destaca.

A médica realça ainda que idosos, pessoas com câncer e outras doenças estão nos grupos de riscos. “Esse público deve se resguardar, a conduta mais segura é: fique em casa, não receber visitas, inclusive dentro das suas próprias famílias. Crianças não têm tanto risco, pois este vírus não costuma acometê-las, mas elas são potentes vetores. Elas portam o vírus e transmitem. Esse é o motivo da recomendação de ter menos contato de crianças com pessoas idosas nesse momento”, sugere.

A orientação é que a população mude suas rotinas. “O que puder se evitar em locais como jantares, encontros, sessões religiosas, enfim, tudo o que puder se reduzir, deve ser reduzido, inclusive rodas de chimarrão. Podemos não ser uma Itália, mas temos que começar a nos mobilizar antes de perder o controle. A cidade vai ter que reduzir seu ritmo. Não é uma questão de pânico, mas sim de antecipação de risco”, assinalou Nicole.

“Se a população for colaborativa neste momento, o desfecho será melhor para todo mundo”, adverte Nicole

O Diretor do Tacchini enfatizou ainda a importância de pensar no coletivo. “A tendência natural que temos, pela nossa cultura, é chegar nos lugares e cumprimentar as pessoas, dar a mão, abraçar. Esse hábito precisa ser interrompido. É difícil, porque é automático, mas precisamos mudar. Não é falta de afeto, é proteção a si e a todos que estão à nossa volta”, lembrou Mancio.

Profissionais da saúde alertam que só deve consultar aquele paciente que se enquadra nos critérios, que são: retorno de viagem nos últimos 14 dias, febre e pelo menos um sintoma respiratório (tosse seca, falta de ar, muita coriza ou dor de garganta). O vírus é considerado de uma encubação curta, o período, geralmente, é de 24 horas do contato a 14 dias. A média, na maioria dos casos no mundo, é de cinco dias. Em superfícies ele pode durar até nove dias, por isso a higienização de ambientes se faz necessária com mais regularidade. Se mesmo com todos os esclarecimentos ainda existirem dúvidas, o telefone para contato, criado especialmente para o caso, é o 150.

Foto: Mônica Rachele

Decreto Municipal

O prefeito Guilherme Pasin bloqueou por meio de Decreto, todos os eventos no que tange a municipalidade. Entre as ações está a suspensão de oficinas na Fundação Casa das Artes, Casa do Artesão, Centro Cultural 20 de Novembro, Museu do Imigrante, Biblioteca Pública, no Auditório do Complexo Administrativo, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), exposições no Salão Nobre, eventos de capacitação em geral e reuniões da Administração Pública.

Também foi reorganizado o fluxo de atendimento em órgãos e Secretarias, que passam a realizar somente atendimento por telefone. São eles: Procon, Sala do Empreendedor e Secretaria de Administração, e por tele agendamento nas secretarias de Finanças e da Agricultura.

Além disso, o Decreto 10.466/2020 apresenta novas orientações sobre a realização de eventos com aglomeração de pessoas incluindo bailes, festas comunitárias, bingos, missas, cultos, celebrações, sessões de cinema, festas em casas noturnas, boates, casas de festas e demais encontros sociais, culturais e esportivos. Mais informações podem ser acessadas no site da Prefeitura.

Leitos emergenciais

A prefeitura de Bento Gonçalves unirá esforços com a iniciativa privada na instalação de uma ala hospitalar para isolamento de pacientes com o novo coronavírus. Os 40 leitos emergenciais devem ser inaugurados em até 30 dias, no primeiro andar do Complexo Hospitalar da Saúde, que segue em construção junto à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), no bairro Botafogo.

O investimento nas obras é estimado em mais de R$ 350 mil. Os trabalhos serão custeados pelo Poder Público em parceria com empresários locais, que poderão contribuir com materiais de construção, equipamentos e mão de obra.

Atualmente, o município conta com 93 leitos de internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 15 de UTI. Ou seja, a nova obra representará um acréscimo de 40% na capacidade de atendimento pela rede pública. “Normalmente, costumamos ficar lotados no inverno devido às doenças respiratórias. Então é importante agir rapidamente para garantir o atendimento dos eventuais casos de coronavírus. Se tivermos medidas fortes agora, o impacto será menor”, avalia o secretário da Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.

Como forma de prevenção, o 6º Batalhão de Comunicações montou ontem, 17, um ambulatório de campanha, em frente à UPA, para triagem de pacientes.

Foto: Cleunice Pellenz

Vacina Influenza A

De acordo com a infectologista Nadine Golin, “é fundamental a adesão à vacina da Influenza A este ano. Ela não vai proteger contra o ‘corona’, porque são cepas diferentes, mas a apresentação clínica é muito semelhante. Se pessoas que estão vacinadas contra a Influenza e manifestarem febre ou um quadro respiratório, a tendência de se pensar em coronavírus se torna mais fácil, o diagnóstico é formulado mais rápido. Quanto mais gente se vacinar, melhor”, enfatiza. As vacinas serão disponibilizadas na Unidades Básicas de Saúde a partir do dia 23 para idosos e profissionais da saúde.

Uso de máscaras

Foto: Franciele Zanon

Não há recomendação quanto ao uso indiscriminado de máscaras. A solicitação é que empresas deixem estoques nos fornecedores para os serviços de saúde, pois esses vão precisar. “Pessoas que têm sintomas respiratórios recebem as máscaras na triagem. Não porque tem o vírus, mas porque, através das gotículas de espirros, podem transmitir a doença”, ressalta Nadine.

A máscara chamada N95 (ou PFF-2) é recomendada apenas para profissionais que terão contato com secreção respiratória de pacientes. Fora esse caso, uma máscara branca é mais do que suficiente, porém, sua durabilidade é de quatro horas, sendo descartada após o uso.

Suspensão de aulas

O governador Eduardo Leite anunciou, na manhã de segunda-feira, 16, novas medidas para conter a propagação do coronavírus no Rio Grande do Sul. Entre as ações tomadas está a suspensão das aulas da rede estadual a partir de quinta-feira, 19, pelo período de duas semanas, prorrogáveis em caso de necessidade.

No âmbito municipal, as aulas da Rede Municipal estão suspensas a partir do dia 19 de março até 5 de abril, bem como nos Serviços de Fortalecimento de Vínculos (CEACRIS), que estarão abertos apenas para alimentação das crianças e jovens, das 11h às 14h.

Na rede privada, segundo o Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe), a expectativa é que haja suspensão das aulas, em função da recomendação do Governo do Estado. Até o fechamento da edição, um novo comunicado não havia sido anunciado.

Instituições de Ensino Superior também aderiram a medidas embasadas nas orientações dos órgãos de Saúde Pública, em nível mundial e nacional. A Universidade de Caxias do Sul, Instituto Federal do Rio Grande do Sul e a Uniftec, em todas as unidades, suspenderam as aulas e atividades acadêmicas presenciais até sábado, dia 21, exceto a FSG, que segue até a sexta-feira, 20.

A 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em conformidade com a Secretaria da Educação do estado (Seduc), informa que os professores também permanecem em suas residências no mesmo período que os estudantes. “Os alunos vão receber atividades programadas para realizar em casa. No retorno das aulas, essas serão devolvidas para correções, comprovando assim a sua frequência. Já os professores, farão um curso online sobre currículos escolar, atestando a sua atuação. Essa atividade já estava prevista, mas devido a situação, vamos aproveitar para antecipar”, explica coordenadora-adjunta Michele Lunardi Ferronato Tomasi.

Inflação no preço do álcool gel

O aumento de preço do álcool gel e das máscaras, diante da pandemia, está levando a fiscalização dos Procons às ruas para coibir práticas abusivas. Em Bento, pesquisas de preços estão sendo feitas desde semana passada. “A gente só pode atuar quando o comércio é local e que for averiguada o aumento sem justa causa, isto é, elevação do valor apenas porque há uma procura maior. Agora, se virá uma nova demanda, com nota fiscal que ateste que o valor subiu, não temos muito o que fazer”, afirma a coordenadora do Procon, Karen Izidro Battaglia.

Na segunda-feira, 16, um estabelecimento foi notificado por apresentar nota fiscal de compra e saída no prazo de 30 dias. “Os comércios têm o prazo de 10 dias para enviar, dentro do período de 1º de fevereiro até a data de notificação, as notas de entrada e de saída. Se receberam e veio uma alteração, eles podem aumentar. Por outro lado, se receberam com o mesmo valor e no meio disso aumentaram o preço, é constatada abusividade”, explica. Caso houver situações assim, o Procon deverá ser comunicado. Comprovado o aumento, o comércio será multado, conforme o artigo 39, X, do Código de Defesa do Consumidor.

As pesquisas apontam que os preços variam de R$ 7,50 (75 ml) a R$ 35 (250 ml). Confira a tabela completa aqui.

O que dizem os Sindicatos Patronais

  • Sindicato Metalmecânico de Bento Gonçalves (SIMMME): assegurou que ainda nesta semana será realizada uma reunião extraordinária para tomada das medidas.
  • Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (STIMME): até este fim de semana será definido, mas enquanto o expediente será mantido.
  • Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom): o presidente Ivo Vailatti menciona que estão aguardando o posicionamento do Governo. “Estamos preocupados como todo mundo, mas não podemos determinar por conta própria”, afirma.
  • Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (STRBG): segundo a entidade, a preocupação se dá apenas pela realização da Feira de Produtores Rurais, que ocorre no sábado, 21. Até o fechamento da edição, a atividade está mantida, uma vez que é em local aberto.
  • Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC): de acordo com a entidade, estratégias estão sendo buscadas, junto aos lojistas e Governo, para encontrar maneiras de proteção aos trabalhadores e consumidores nas ocupações de comércio.

Sindiserp

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindiserp) informa aos seus associados e alunos dos cursos do Projeto Servir, que suspendeu as atividades na sede desde ontem, dia 17. Para os alunos dos cursos de idiomas, as férias de inverno estão sendo antecipadas para o período de 17 a 31 de março. A cessão momentânea das atividades dos cursos de Informática, Patchwork. E.V.A. Corte e Costura e Reforço Escolar também iniciaram na terça.

A presidente da entidade, Neilene Lunelli, destaca que as medidas são necessárias pelo quadro que a pandemia tem apresentado em todo o mundo. “Vamos fazer a nossa parte, pensando no coletivo e evitando contaminações e disseminação do vírus. O Sindiserp está fazendo a sua parte, e pede para que todos os associados e a população também adotem medidas de segurança, para que possamos passar por essa situação crítica sem maiores problemas”, instrui.

O retorno das atividades será divulgado em breve. Na sede do Sindiserp o sistema de atendimento será mediante regime de plantão pelos telefones 3055-2006/3055-2007/99908-6767.

Cenário de guerra em supermercados

Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

“Não há risco de desabastecimento”, é o que garante o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Longo. “É hora de tranquilizar o consumidor, não haverá falta de alimentos ou de produtos de necessidade básica. Esta é uma situação diferente da greve dos caminhoneiros, por exemplo, quando o setor estava com dificuldades para receber as mercadorias da indústria. Hoje, o abastecimento está normal”, explica.

Conforme o supermercadista, a ruptura de alguns itens em supermercados maiores, que provocou a sensação de falta, foi resultado do crescimento atípico da demanda.

Casos no Brasil e no RS

O Ministério da Saúde divulgou os dados atualizados, até as 16h de ontem, no país. São 8.819 casos suspeitos, 1.890 descartados, 290 confirmados e um óbito, sendo este em São Paulo. Dois estados têm transmissão comunitária: SP e RJ.

O Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) não foi atualizado no site e nas redes sociais na terça-feira.