Uma mulher decidida, trabalhadora, corajosa e dedicada, assim se define a professora Nádia Carraro Ficagna. Ela é casada há 29 anos com Hermínio Ficagna, com quem teve os gêmeos Henrique e Guilherme Carraro Ficagna. Nádia é filha de Orvalino Jacinto Carraro e Ida Maria Manfredini Carraro e considera os pais seu alicerce. “Eles me ensinaram a trabalhar com seriedade e honestidade”, ressalta.

Graduada e pós-graduada em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atualmente, trabalha como professora no Centro de Ensino Superior de Farroupilha (CESF). “Sou apaixonada pelo que faço. Estar entre a juventude é tudo de bom. Poder transmitir conhecimento e ao mesmo tempo aprender com eles não tem preço. Trabalhar na área da educação é colaborar com a formação de futuros cidadãos”, orgulha-se.

Para ela, a família é à base da sustentação da sociedade. “Sempre que temos alguma dificuldade a ela retornamos”, explica. A professora ainda comenta que a qualidade de vida é conseguir o equilíbrio entre o tempo de trabalho e o tempo de lazer.

Uma trilha sonora que resume sua vida é a música Dias de luta, Dias de glória, de Charlie Brown Jr. “Essa letra conta um pouco da minha história que foi cheia de obstáculos e desafios. Comecei muito cedo minha vida profissional, buscando o que realmente queria. Hoje sou muito feliz e realizada profissionalmente. Tenho uma família maravilhosa que é a base de tudo”, emociona-se.