Cozinhar é um dom que vai sendo aprimorado ao longo dos anos. O amor pela cozinha sempre esteve na veia de Mauricio Crippa, mas foi em 1994 que começou a atuar, mais especificamente, no setor de hospitalidades, em estabelecimentos renomados de diversas capitais no Brasil e exterior. “Inicialmente, me interessei pela cozinha observando o cuidado, maestria e atenção empíricos dos mais velhos na família. Depois, na caminhada com ótimos profissionais, fui me encontrando nas inúmeras cozinhas que tive oportunidade de conhecer e trabalhar, sempre aprendendo com os mais experientes”, pontua.

Após 12 anos fora, retornou para Bento Gonçalves atuando em eventos e com a firme ideia de iniciar um negócio próprio, em casa, um sonho antigo que se concretizou. Inaugurou um restaurante, oferecendo menus semanais, lançando a gastronomia étnica na cidade, através de cozinhas de diversas origens e nacionalidades. Em 2018, deu mais um passo em sua carreira e adotou o nome Chef M. Crippa, oferecendo um menu à la carte, inspirado nas cozinhas clássicas italiana e francesa. A batata frita, utilizada nas receitas, é uma criação do chef e assumiu o papel de marca registrada dos seus pratos.

Filé nata e sálvia

Ingredientes:
Bife com carne de sua preferência (aproximadamente 150g)
Sal e pimenta do reino a gosto
Copa ou outro de sua preferência
Queijo provolone ou outro de sua preferência
Farinha de trigo e de rosca
Ovos (quantidade suficiente para o bife)

Modo de preparo:
Bater um bife (150g), com o auxílio de um plástico grosso. Imagine que a carne agora bem fina e aberta, é uma massa de pastel. Adicione sal e pimenta do reino a gosto, o recheio de sua preferência (nós utilizamos copa e provolone) em uma das metades, cobrindo o recheio com a outra metade da carne. Pressione bem este “envelope”. A seguir, envolva o bife em farinha de trigo, ovos batidos e farinha de rosca e leve para fritar em gordura a 180 graus. Quando pronto, cubra com o molho branco de sua preferência e folhas de sálvia. A sugestão para acompanhamento é o risoto de cereja e copa, agridoce, que traz o perfume da copa, harmonizando com o molho de natas. Para finalizar, acrescente batata palha, trazendo crocância à cremosidade do risoto. Bom apetite!

Sobremesa

A sugestão para sobremesa é uma composição, que vai de acordo com o gosto e disponibilidade de cada um. Aqui unimos sorvete de nata, calda de chocolate, frutas frescas e frutas secas, além de dois tipos de queijo e calda de amora.