Uma pessoa entusiasta e disposta a aprender. Assim é Elisandro Castro, um amante da gastronomia e do mundo do vinho e que considera esse casamento ‘perfeito’. Formado em Gestão Comercial, Elisandro descobriu, na cozinha, uma válvula de escape para sua rotina agitada. “Em virtude da sobrecarga de trabalho na área de gestão, acabei tendo que buscar uma alternativa para aliviar a cabeça, pois essa função de gestor acaba sugando muita energia. Sempre fui uma pessoa que gosta de reunir e estar com os amigos, em contato com as pessoas. Sempre fui apaixonado pela cozinha. Nos encontros de amigos, era eu que sempre estava prontamente trabalhando no fogão. Foi aí que decidi fazer gastronomia”, comenta.

Para que a formação fosse possível, ele fez uma imersão. “Procurei um chef renomado da região e fui estudar por um ano e meio. No final do curso de gastronomia, percebi a necessidade de conhecer mais sobre o mundo dos vinhos, uma outra paixão, acabei pesquisando, pois o vinho e a gastronomia são um casamento, um acaba complementando o outro, ainda mais em nossa região que é totalmente enogastronômica. Por isso, pesquisei, encontrei a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), onde cursei e me tornei um Sommelier Profissional. Juntando estas duas formações, passei a fazer degustações harmonizadas, coordenar confrarias, assinar alguns cardápios de estabelecimentos que trabalham com comida e harmonização, presto consultoria para alguns restaurantes, na parte de desenvolvimento de pratos e harmonização. Além disso, atualmente também sou professor de um curso de Culinária”, salienta.

Seu foco principal é introduzir as pessoas no mundo magnífico do vinho. “Para que elas possam ter experiências diferentes conhecer outros países, inclusive o nosso, sem precisar fazer uma viagem. É possível conhecer características locais em cima do métodos de vinificação, terroir, características geográficas, histórias das famílias que vinificam. Faço degustações bem técnicas, onde utilizo algumas metodologias minhas, para que as pessoas consigam entender os vinhos, sem preconceito a rótulos e levando em consideração a parte técnica de avaliação sensorial. Casando com a gastronomia, faço uma harmonização para trazer para a pessoa a melhor experiência, fazendo com que seja uma experiência marcante”, pondera.

Paella de Frutos do Mar

Ingredientes (8 porções)
800g de arroz parboilizado
400g de camarões médios
300g de lulas em anéis
300g de polvo
300g de mexilhões
10 unidades de camarões gigantes ou lagostin
1,7 litros de caldo de peixe
100g de cebola
2 dentes de alho
100ml de azeite de oliva
150ml de vinho branco seco
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1/2 pimenta dedo de moça (sem semente)
2 ramos de alecrim fresco
10g de açafrão
Sal, pimenta do reino e salsinha a gosto
Para o caldo de peixe:
400g de cebola
200g de cenoura
200g de salsão
1kg de peixe (um peixe inteiro deste tamanho)

Modo de preparo
Caldo de peixe
Adicione todos os ingredientes do caldo em uma panela com 4 litros de água, cozinhe em fogo alto por duas horas. (OBS: não utilizar sal no caldo); Coar com uma peneira e descartar os ingredientes cozidos. Recolocar na panela e manter quente para o uso.

Paella
Numa panela para paella, dourar a cebola picada e o alho no azeite de oliva, reservar. Adicionar as lulas para fritar (em panela bem quente). Adicionar os mexilhões para fritar. Em seguida, adicionar os camarões médios descascados para fritar. Acrescentar o polvo cozido em vinho tinto, (cozinhar o polvo em 1 litro de vinho tinto, por 40 minutos ou até ficar macio); Adicionar o arroz para fritar. Adicionar a cebola e o alho reservados. Deglaçar com vinho branco, adicionar a pimenta dedo de moça picada (sem sementes). Acrescentar o caldo de peixe em ebulição, no mesmo diluir o açafrão; Adicionar os camarões grandes ou lagostim (irão cozinhar com o vapor), adicionar os pimentões em tiras e o alecrim, cozinhar até chegar ao ponto, sem mexer (deixar criar uma “crostinha” no fundo da panela).

Dica do chef

O prato pode ser harmonizado com Vinhos Chardonnay, Sauvignon Blanc ou Espumante Extra Brut. mais receitas e dicas podem ser encontradas no perfil @sommelierelisandro.