Uma tradutora cuja matéria prima do trabalho é a palavra. Professora de espanhol apaixonada por ensinar, promover viagens em grupo, viver a cultura e a gastronomia dos mais diversos países e que ama cozinhar. Carol começou a compartilhar fotos e receitas do que prepara em casa para família e amigos no início da pandemia e por meio de suas redes sociais com a hashtag #CozinhaAfetivaDaCarolCarraro e pelo Instagram @carolinecarraromichelon, ela incentiva as pessoas a cozinharem mais em casa e se alegrarem com isso, criando memórias afetivas. “Cozinhar é um ato de generosidade e amor que traduz em sabor os mais nobres sentimentos e nos toca profundamente porque nos remete a nossas memórias afetivas. E para tornar este ato ainda mais benéfico, costumo adaptar muitas receitas tradicionais de família e amigos, substituindo farinhas com glúten por sem glúten, leite animal por vegetal e o açúcar pelo doce natural”, conta Carol. Além disso, ela compartilha dicas de como organizar e tornar práticas as preparações. São receitas de comida de verdade, do dia a dia, caseira, simples, saborosas e cheias de afeto. Antigos e bons hábitos estão sendo retomados também na cozinha.

Bolo paçoca com cobertura de doce de leite
[Faça a original ou substitua por ingredientes mais saudáveis]

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 1 xíc (chá) de açúcar mascavo (para tornar a receita mais saudável)
  • 3 colheres (sopa) de manteiga (uso de coco);
  • 2 colheres (chá) de essência de baunilha
  • 1 xícara (chá) de farinha de aveia
  • 1 xícara (chá) de farinha branca (para tornar a receita mais saudável, usar só de aveia, de arroz, de coco)
  • 1 xíc (chá) de leite vegetal de castanha do pará + caju (ou outro vegetal)
  • 1 xícara (chá) de farinha de amendoim
  • 2 colheres (chá) de fermento (uso fermento orgânico)

Modo de preparo:
Aqueça o forno a 180-200˚C. Misture bem os ovos com o açúcar e a manteiga derretida e depois o leite e a essência de baunilha. Adicione à mistura todos os ingredientes secos e deixe por último o fermento. Coloque a massa em uma forma bem untada com manteiga (também uso somente de coco para untar e sai direitinho, sem usar farinha) e asse por aproximadamente 30 minutos (faça o teste do palito para ter certeza que está bem assado). Desenforme, cubra com o Doce de leite (o da marca Viçosa é delicioso e bem cremoso) e paçocas (sem açúcar) para decorar.

Dica: Quem tem intolerância à lactose, ou por opção mesmo, pode usar um doce de leite sem lactose ou um doce de leite preparado com leite vegetal.