Festival de Coros Canarinhos reuniu cerca de 150 vozes de crianças e adolescentes, na Fundação Casa das Artes

Um espetáculo emocionante, que mostra o potencial vocal e o brilhantismo das crianças da cidade e região, que participam dos Coros Canarinhos espalhados pela Serra Gaúcha. Isso foi o que o público conferiu na 5ª edição do Festival de Coros Canarinhos, realizado no último sábado, 28 de setembro, na Casa das Artes. O evento, promovido pelo Instituto musical dos Canarinhos de Bento Gonçalves, foi prestigiado por pais, professores e comunidade, que se encantaram com as mais de 150 vozes, de seis Coros Canarinhos, que se apresentaram naquela noite.

Coro Canarinhos do Cenecista
Coro Canarinhos de Barão
Coro Canarinhos do Medianeira
Coro Canarinhos de Pinto Bandeira
Coro Canarinhos de Bento Gonçalves
Coro Canarinhos de Farroupilha


Ao todo, seis coros participaram do festival: os Canarinhos do Cenecista, do Medianeira, de Barão, Pinto Bandeira, Bento Gonçalves e Farroupilha, que entoaram, cada um, três canções. No final, todos juntos interpretaram a canção ‘Amigos para Sempre’, como forma de demonstrar a união do grupo.
De acordo com o regente, o maestro Celso Fortes, o principal na realização de eventos como este é a integração entre os coristas. “Gera mais conhecimento e a amizade entre eles é muito bonita. Da mesma forma, esta atividade é importante para estimular estas crianças e adolescentes a participarem de festivais competitivos”, destaca. Ele complementa que a música auxilia em diversos aspectos na vida destes jovens. “Desenvolve o sentido do comprometimento, da cidadania. Também auxilia o lado espiritual, intelectual e ocupacional. Muitos dos coristas eram tímidos e através da arte do canto coral eles se desenvolvem, amadurecem criam confiança em si”, explica.


Os benefícios também são sentidos pela comunidade. “Nosso intuito, também, é levar arte e boa música para as pessoas se sentirem mais humanas e apreciarem o talento de nossas crianças”, frisa.


Para quem quiser conferir o talento das crianças, na próxima sexta-feira, 4 de outubro, ocorre o Festival do Cenecista, a partir das 19h30min, no auditório da escola. Nesta atividade, além dos Coros canarinhos, também estarão presentes os coros infanto-juvenis de Osório e Capão da Canoa.