Festival de Coros Canarinhos reuniu cerca de 150 vozes de crianças e adolescentes, na Fundação Casa das Artes
Um espetáculo emocionante, que mostra o potencial vocal e o brilhantismo das crianças da cidade e região, que participam dos Coros Canarinhos espalhados pela Serra Gaúcha. Isso foi o que o público conferiu na 5ª edição do Festival de Coros Canarinhos, realizado no último sábado, 28 de setembro, na Casa das Artes. O evento, promovido pelo Instituto musical dos Canarinhos de Bento Gonçalves, foi prestigiado por pais, professores e comunidade, que se encantaram com as mais de 150 vozes, de seis Coros Canarinhos, que se apresentaram naquela noite.
Ao todo, seis coros participaram do festival: os Canarinhos do Cenecista, do Medianeira, de Barão, Pinto Bandeira, Bento Gonçalves e Farroupilha, que entoaram, cada um, três canções. No final, todos juntos interpretaram a canção ‘Amigos para Sempre’, como forma de demonstrar a união do grupo.
De acordo com o regente, o maestro Celso Fortes, o principal na realização de eventos como este é a integração entre os coristas. “Gera mais conhecimento e a amizade entre eles é muito bonita. Da mesma forma, esta atividade é importante para estimular estas crianças e adolescentes a participarem de festivais competitivos”, destaca. Ele complementa que a música auxilia em diversos aspectos na vida destes jovens. “Desenvolve o sentido do comprometimento, da cidadania. Também auxilia o lado espiritual, intelectual e ocupacional. Muitos dos coristas eram tímidos e através da arte do canto coral eles se desenvolvem, amadurecem criam confiança em si”, explica.
Os benefícios também são sentidos pela comunidade. “Nosso intuito, também, é levar arte e boa música para as pessoas se sentirem mais humanas e apreciarem o talento de nossas crianças”, frisa.
Para quem quiser conferir o talento das crianças, na próxima sexta-feira, 4 de outubro, ocorre o Festival do Cenecista, a partir das 19h30min, no auditório da escola. Nesta atividade, além dos Coros canarinhos, também estarão presentes os coros infanto-juvenis de Osório e Capão da Canoa.