A partir do dia 19 de dezembro, o Museu do Imigrante recebe a exposição “Presença da Igreja Metodista em Bento Gonçalves”. A mostra tem o objetivo de apresentar aspectos da trajetória do metodismo na serra gaúcha destacando o percurso na cidade de Bento Gonçalves.

A Igreja Metodista é fruto tardio da Reforma, que surge na Inglaterra no início do século XVIII. O que a distingue entre as demais igrejas evangélicas é a ênfase na ideia de aperfeiçoamento constante do indivíduo, e sua preocupação com a educação em nível formal, por meio de fundação de escolas. A igreja em Bento Gonçalves foi inaugurada em 25 de dezembro de 1898. A estruturação da comunidade metodista no município foi iniciada com 43 pessoas em 1889. Conforme aponta o pesquisador Vicente Dalla Chiesa:

[…] a primeira igreja metodista construída no Rio Grande do Sul foi a de Alfredo Chaves, atual Veranópolis, em 1891. O segundo templo foi o de Forqueta, que, conforme os relatórios enviados aos EUA e o histórico elaborado pelo pastor Danati, já existia e foi comprado da comunidade católica da localidade em 1892. Sendo assim, o templo de Bento Gonçalves, o terceiro, inaugurado provavelmente em 1898, em terreno comprado de Giuseppe Farina pela comunidade. Ao que parece, anteriormente, houve outro prédio utilizado pela comunidade, chamado de salão pelo pastor João Vollmer. (DALLA CHIESA, 2016)

Nesse sentido, por mais que não seja a primeira igreja metodista do Estado, o templo de Bento Gonçalves é o mais antigo do Rio Grande do Sul, já que as primeiras construções, de Veranópolis e Forqueta, foram demolidas na segunda metade do século XX.

A exposição será composta por fotografias, livros e outros documentos sobre a igreja metodista em Bento Gonçalves, sendo o texto expositivo totalmente pautado nas pesquisas de Vicente Dalla Chiesa. A curadoria é compartilhada entre equipe Museu do Imigrante, Vânia Kratz e Vicente Dalla Chiesa.

A abertura da exposição ocorre no dia 19 de dezembro, a partir das 19h30min, no Museu do Imigrante. A mostra ficará disponível ao público até o dia o dia 2 de março de 2020.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Reprodução