Mais de 4 mil pessoas já visitaram o Museu do Imigrante desde a sua reabertura. Entre os visitantes estão em sua maioria turistas de fora do Estado e a comunidade escolar do município.

O Museu do Imigrante está sendo coordenado pela museóloga Tamara Tofani. Segundo ela, há um grande interesse de entidades educativas em conhecer a história de Bento Gonçalves. Entre as atividades realizadas estão visitas guiadas para o público, que tem duração de aproximadamente 40 minutos, atendimento a pesquisadores e realização de exposições temporárias.

Ao longo do segundo semestre de 2016, o Museu do Imigrante teve três exposições temporárias: Uma História e Muitas Faces, (com fotografias antigas da cidade e de famílias de Bento Gonçalves), A Vida e a Obra de Astrogildo Sonza (maquetes de importantes edificações do município, como o Palácio Municipal) e Raízes da Imigração Italiana (coordenada pelo Circolo Trentino).

Ainda, no mês de outubro do ano passado, o Museu recebeu a abertura do Festival de Cinema de Bento Gonçalves, e, no mês de dezembro, organizou, em parceria com a Fundação Casa das Artes e o Museu Joaquim Felizardo de Porto Alegre, o I Encontro de Acessibilidade: Segurança, Autonomia e Conforto.

De acordo com Evandro Soares, presidente da Fundação Casa das Artes, o Museu do Imigrante se prepara para realizar uma série de atividades para atrair ainda mais público em 2017. “Estamos trabalhando para ampliar as formas de acesso, vamos aumentar o número de exposições temporárias e também o número de agendamentos de visitação com as escolas. Além disso, estamos programando a realização de eventos em torno da temática do Museu”, garante.

Este importante ponto turístico de Bento Gonçalves foi reinaugurado no dia 25 de junho de 2016. Na ocasião, foi entregue à comunidade o restauro do prédio que abriga o Museu, que estava de portas fechadas desde 2010.

Serviço:
Museu do Imigrante
Horário de visitação: 12h às 18h, de terça-feira a sábado
Telefone: (54) 3451-1773
Endereço: Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.