O secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, afirmou que não pretende utilizar o serviço do exército nas revistas realizadas em presídios gaúchos, incluindo o presídio estadual de Bento Gonçalves. A possibilidade foi aberta para todos os Estados da federação na quarta-feira, 17, a partir de decreto assinado pelo presidente Michel Temer.

Schirmer afirma que as inspeções propostas pelo decreto são feitas corriqueiramente pela Susepe, Polícia Civil e Brigada Militar e que ações pontuais não resolveriam o problema. “Eles vão lá, revistam, recolhem e depois de 10 dias armas e celulares e droga estão de novo dentro dos presídios”, projeta. Ainda de acordo com ele, já há uma parceria forte entre exército e governo estadual em outras áreas, como a construção do centro de triagem, em Porto Alegre, e as barreiras nas ruas na região metropolitana.

O secretário ainda afirmou não acreditar que as rebeliões sangrentas que têm ocorrido no norte do país possam acontecer também no Rio Grande do Sul. “Estamos monitorando a situação. Mas o que podemos ver é que as facções que estão promovendo essas rebeliões no norte do país estão instaladas mais de São Paulo para cima”, completa.

Em Bento Gonçalves, o secretário descreve que a preocupação maior ainda é a construção do novo presídio. “Isso sim vai diminuir os riscos. Estamos fazendo um levantamento de áreas em parceria com a prefeitura, Detran e outros órgãos para podermos dar sequência nesse projeto”, conclui.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, dia 21 de janeiro de 2017.