O trabalho foi voluntário e reuniu diversos artistas da Associação dos Artistas Plásticos da Serra Gaúcha (AAPLASG), e artistas da comunidade do bairro Santa Helena

Um dos papéis da arte é permitir que sentimentos e emoções venham à tona. A partir dela, comunica-se com o mundo exterior, trazendo informações, belezas e significados. Por muitos anos, o bairro Santa Helena contava com um muro antigo, com a pintura entregando a sua idade. Todos moradores que passavam por ali sentiam que faltava algo, e que a rua ficaria mais bonita a partir do momento que aquele muro tivesse mais vida. A partir deste sentimento, reunindo moradores e comunidade, surgiu uma ideia: transformar aquela parede triste em algo que desse alegria. O idealizador do projeto, Edson Biasi, conta que o que o motivou foi passar por aquele muro, quase no centro do bairro, e ver ali uma oportunidade para a arte. “O envolvimento, com certeza, foi grande. A cada dia em que o trabalho ia avançando, o orgulho aumentava mais vendo a transformação e a beleza que ficou. Que sirva de inspiração para outras pessoas e outros bairros fazerem também, porque quem ganha é a população em qualidade de vida”, elencou.


O muro tem 150 metros, para isso, foram necessários 10 artistas: Marcos Schenatto, Ivete Todeschini Menegotto, Jorge Aresi, Lorena Pizzatto, Zélia Paludo, Marly Antunes, Neusa Biesek Stankievicz, Clessi Biesek Wagner, Ana Dalcin Zorzi, Ana Carolina Becker e Thais de Carvalho. Todo o trabalho foi feito com tinta acrílica de parede, e o muro fica ao lado da Associação de Moradores e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena. A ideia das artes que seriam pintadas no muro foram todas realizadas pela AAPLASG, a presidente da Associação, Ivete Menegotto, explica como foi o processo. “Quando nos foi proposto, comecei a conversar com pessoas próximas envolvidas com arte. Em uma conversa com o Artista Delmar DalPiaz, ele me fez pensar na unidade do trabalho. Neste momento, chegamos à conclusão do tema: representar a nossa base cultural. ‘NOSSA TERRA, NOSSA GENTE!’ A partir deste título, continuamos as reuniões com a AAPLASG, a Galeria da Casa do Artesão e o Artista Plástico”, relata.

O vice-presidente da AAPLASG, Jorge Aresi; presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Helena, Leocir Dall’Agnol; vereador, Edson Biasi; artista plástica, Ana Becker; diretora da E.M.E.F Santa Helena, Andrea Foppa; vice-presidente AMBSH, Inoar Brino; artista plástica, Zelia Paludo; presidente da AAPLASG, Ivete Todeschini Menegotto, na entrega do muro revitalizado no bairro Santa Helena


O bairro Santa Helena é conhecido pela organização da comunidade e dos moradores, que sempre vão atrás de soluções e melhorias para o bairro. O atual presidente da associação do local é Leocir Dall’Agnol. “O desafio é sempre maior, temos vários projetos de melhorias na cabeça para a associação, estamos já fazendo algumas mudanças, mas não podemos nos acomodar. Temos uma associação que causa orgulho e uma equipe muito forte que ajuda. Dessa forma, nos sentimos na obrigação de fazer sempre melhor para o nosso bairro”, elenca, Dall’Agnol. Após ver o resultado, o sentimento no coração do presidente não poderia ser diferente, ele salientou o quanto sentiu orgulho de ver como a rua ficou. “A rua ficou muito bonita, o muro deixou tudo melhor, pois estava muito feio. E aí assurgiu este projeto do vereador com a associação, os artistas plásticos, todo mundo envolvido, e o resultado ficou maravilhoso”, enaltece.


Uma das artistas que fez parte do projeto foi Zelia Paludo, de 69 anos, natural de Cotiporã, e formada em artes plásticas pela Universidade de Caxias do Sul, atualmente membro da AAPSG. “O convite foi feito pela presidente da AAPLASG, Ivete, em reunião com o vereador Edson, o Secretário Evandro. Resolvi aceitar o desafio de criar uma obra”, lembra a artista. Ela também conta como foi ver o projeto finalizado e a reação da comunidade. “O sentimento de ver a obra realizada é de satisfação do dever cumprido e ver as pessoas a apreciarem e admirarem finalizada”, diz.


Elias Meotti, aposentado de 64 anos, ficou encantado com a movimentação que viu, e mais ainda com o resultado apresentado. “Foi algo fantástico, pois esse muro estava precisando de uma pintura, e no fim ele recebeu este trabalho de primeiro mundo, com artistas que vieram de diversos lugares. Os temas escolhidos foram muito bonitos, e homenagearam o nosso povo. Moro aqui há 30 anos e é muito lindo ver a criatividade, o esforço do nosso pessoal, e esse muro nada mais é do que um cartão postal para nós”, expõe.


Já Jacir Paulo, outro morador, estava na expectativa há algum tempo para ver aquele local transformado. “Há um ano tinha pedido para pintar o número, e o Edson, vereador, idealizador, disse para esperar um pouco pois ele tinha uma ideia. Este foi um trabalho de voluntários, não custou nada para associação ou para a prefeitura, e a paisagem ficou linda”, conclui.