A Secretaria da Saúde (SES) iniciou a distribuição de um novo lote de 42 mil doses da vacina pentavalente. As vacinas devem chegar a todas as regiões do Estado até o final da semana, conforme cronograma de retirada pelas Coordenadorias Regionais de Saúde. Todas as cidades do Rio Grande do Sul serão atendidas, em número proporcional à população. A vacina é recomendada para crianças em três doses, aos 2, 4 e 6 meses. A pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por Haemophilus influenzae B.

Esse é o segundo envio do Ministério da Saúde em caráter emergencial. Na primeira quinzena de janeiro, já haviam sido repassadas aos municípios 41 mil doses. O imunobiológico passou por um período de indisponibilidade devido a um desvio de qualidade identificado na sua produção. O atual lote, que é importado, foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após aprovação em testes de qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

A quantidade já recebida nestas primeiras semanas do ano corresponde a aproximadamente duas vezes a média mensal utilizada no Estado. A criança – independentemente da idade – que não tomou uma ou mais doses previstas no calendário deve ser levada à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para colocar em dia sua carteira de vacinação.

A primeira dose é prevista aos 2 meses de idade e, a partir dela, as demais com intervalo mínimo de 30 dias, sendo que recomenda-se 60 dias entre as doses. Quem deixou de tomar alguma dose na idade recomendada pode ser vacinado a qualquer momento, respeitando o intervalo de tempo previsto.

Fonte: Ascom SES
Foto: Reprodução