Na relação das atividades a serem realizadas estão trabalhos administrativos, de cozinha, limpeza, pedreiro, operador de máquinas, roçada, limpeza, instrutor de informática, monitor, auxiliar de educação infantil, portaria, técnico em enfermagem, entre outros

 

A prefeitura iniciou processo de licitação, na modalidade pregão presencial, para contratação de empresa para prestação de serviços terceirizados em diversos setores da administração municipal e na área da educação. A providência é necessária para não ter paralisação das atividades que vêm sendo realizadas na forma de contrato emergencial com a empresa APL Serviços, que vence no mês de março.

A Secretaria de Administração, Finanças e Procuradoria Geral do município, após estudos com as secretarias municipais, definiram teto máximo de contratações das atividades administrativas e da educação. “Nosso planejamento junto aos secretários foi para definir quais cargos são necessários para que os serviços junto à população sejam cumpridos com qualidade, e para que não tenhamos problemas futuros de falta de serviço”, destaca o secretário, Matheus Barbosa.

Estão previstos no contrato o preenchimento de até 1.139 cargos, e um valor mensal estimado em, no máximo, R$ 4 milhões. “O planejamento é essencial para que a prefeitura tenha um processo com segurança jurídica e com a certeza de que a população não sofrerá com a falta de serviço. Dentro do nosso planejamento financeiro também já prevíamos este novo processo, com um aumento no valor. Sempre buscando qualificar o serviço oferecido”, ressalta a secretária de Finanças, Elisiane Schenato. O subprocurador geral do município, Gustavo Schramm, enfatiza que a prefeitura “vai intensificar a fiscalização do contrato visando não ter problemas como o ocorrido com a antiga terceirizada”.

Importante

  • Concurso público
  • O secretário de administração diz que já está em estudo um processo seletivo para preenchimento de alguns cargos, e de  concurso público. “Estamos trabalhando para que nos próximos meses tenhamos a realização de um concurso, e o lançamento de processos seletivos, a fim de diminuir a dependência da terceirização. Até 31 de dezembro estaremos sob a Lei Complementar 173 do governo federal, que proíbe efetivação de cargos de concurso. Então precisamos ter a segurança da realização do serviço com a terceirização, e o concurso em andamento para que, no próximo ano, possamos já ter os cargos a disposição”, disse.
  • Quais serviços são terceirizados?
  • Administrativo, atendimento e recepção, corte e quebra de pedras, cozinha e limpeza, instalação elétrica e predial, instalação hidráulica, monitor noturno para albergue, pedreiro, sepultador, pintura e sinalização viária, pintura e recuperação do meio-fio, transporte de veículos leves, transporte de veículos pesados, varrição de ruas, eletricista automotivo e de máquinas pesadas, especializado em mecânica, técnico em TI e manutenção de equipamentos de informática, instrutor de informática, monitor, motorista de transporte escolar, roçada, limpeza, auxiliar de educação infantil, auxiliar de cozinha, operador de máquinas pesadas, portaria, manutenção predial, técnico de enfermagem. 
  • Porque aumentou o número de cargos contratados?
  • A prefeitura estabeleceu o máximo de cargos, o que não significa que todos serão utilizados. É segurança para não faltar em algum serviço.
  • Porque fazer o processo de terceirização agora?
  • O contrato emergencial com a empresa APL Serviços vence em março. Se não for feito novo processo a cidade pode ficar sem a realização de serviços essenciais.
  • Qual valor do contrato?
  • O contrato prevê até 1.139 cargos com gasto máximo de R$ 4 milhões mensais.
Pavimentação das ruas está entre as atividades terceirizadas a serem contratadas

Foto: Divulgação