Bento Gonçalves recebeu na última sexta-feira, 12, mais um profissional da área da medicina do programa Mais Médicos. Alisson Fortes Oliveira, brasileiro formado em medicina na Bolívia, e que até então atuava em Santa Cruz de La Sierra, chegou a Bento Gonçalves para reforçar a equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Oliveira nasceu em Palmeira das Missões (RS), mas mudou-se ainda criança para Jataí (GO). Agora retorna ao Estado e, diante de duas ofertas, optou por Bento Gonçalves, para onde a família também deverá se mudar nos próximos dias.

Segundo o médico, a Bolívia está copiando o modelo do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. “O país é menos desenvolvido, o povo, mais carente, a saúde é precária, mas estão fazendo um excelente trabalho ao copiar nosso modelo de saúde pública”, enfatiza.

O médico, que chegou a Bento Gonçalves com apoio do 6º Batalhão de Comunicações (BCom), conta ainda que na Bolívia, após concluir a graduação, os médicos precisam cumprir três meses de serviço social gratuito e, de oito a 12 meses após este prazo, é liberado o registro.

Oliveira, que possui especialização em Saúde da Família, atuará na unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF) do Bairro Barracão.