Uma mulher de 62 anos foi levada a delegacia por maus tratos a animais na tarde desta quarta-feira, 22, em Bento Gonçalves. O fato ocorreu no bairro Ouro Verde, após denúncias feitas pelas redes sociais à entidades protetoras dos animais e repassadas ao Pelotão de Policiamento Ambiental. No local, os policiais encontraram dois cães em situação de vulnerabilidade, com diversos ferimentos, desnutridos, além de outras doenças.

De imediato, os animais foram encaminhados para atendimento veterinário. De acordo com as primeiras avaliações médicas, os cães estavam muito debilitados e ao que tudo indica, há dias sem água e alimentação.

No momento da chegada da Brigada Militar, a dona do imóvel estava em casa e foi levada em flagrante, com base no artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, que prevê reclusão de dois a cinco anos para maus tratos a cães e gatos.

Apesar disso, o delegado Fernando Cruz não efetuou a lavratura de flagrante, pois a mulher levada pela polícia era dona somente do cachorro de cor preta e, segundo avaliação do veterinário, estava doente, mas não em condições de maus tratos. Inviabilizando o processo de prisão.

Já o outro cão, de cor clara, realmente se encaixava no artigo da lei, porém, ele pertencia a outra dona, que compareceu na delegacia postariormente, sem ser apreendida. Essa situação acabou fazendo com que a prisão em flagrante não fosse possível de ser realizada.

Atualmente nenhuma delas está detida, mas ambas entraram em ocorrência sobre maus tratos aos animais como autoras da ação e responderão por inquérito policial, futuramente.

Foto: Redes Sociais / Divulgação