Nesta época de calor, como não poderia deixar de ser, precisamos redobrar os cuidados com a nossa alimentação. Não custa relembrar o que tantas vezes já vimos. Não se deve esquecer que o aumento da temperatura ambiental também altera a conservação da maioria dos mantimentos. Uma intoxicação, causada por consumo de alimentos deteriorados, pode encerrar aquele passeio ou aquelas férias pelos quais nos preparamos durante todo o ano.
Vejamos alguns cuidados bem práticos que podem ajudar na prevenção de contratempos.
Observar todo cuidado como a higiene no preparo das refeições. Este cuidado deve ser redobrado nos dias quentes. Em qualquer época do ano os gêneros alimentícios devem ser manipulados com cuidado, porém, não custa relembrar que o calor e a umidade favorecem ainda mais o desenvolvimento de bactérias e fungos.
Diarreia e vômitos costumam ser os sintomas mais comuns da ingestão de alimentos deteriorados. Sua complicação resulta em desidratação aguda, a qual pode até resultar em uma hospitalização.
Vejamos algumas dicas que podem ajudar na manutenção de uma alimentação saudável, especialmente durante esta época de tanto calor:
• Boas opções pra quem frequenta restaurante são os grelhados e os cozidos. É sabido que as bactérias se desenvolvem melhor em pratos preparados com molhos. Supõe-se que quase todos os restaurantes utilizam apenas produtos industrializados como a maionese industrial, entretanto, pratos preparados com ovos crus, continuam sendo responsáveis por tantas histórias de intoxicações em festas.
• Até mesmo água merece cuidado. Durante viagens ou férias, o melhor seria consumir apenas água mineral ou outras bebidas consagradas. Nunca se sabe se o gelo da caipirinha do barzinho ou aquela que está sendo servida à beira-mar, foi realmente preparado com água potável.

Texto: Ivan Seibel

Fonte: Folha do Mate