Organização recebeu o terceiro Prêmio Zumbi dos Palmares

Nesta última quarta-feira, 17, o Movimento Negro Raízes, de Bento Gonçalves, recebeu o Prêmio Zumbi dos Palmares – Edição 2021, sendo o terceiro concedido ao movimento pela Assembleia Legislativa por toda atuação cultural do grupo.

A sessão solene que serviu para o ato de premiação ocorreu no Plenário 20 de Setembro, em Porto Alegre, durante a tarde, e contou com a presença de líderes culturais do estado. Os coordenadores do movimento, Marcus Flávio Dutra Ribeiro e Solana Corrêa, foram a capital receber esse reconhecimento. “Colocamos o nome de Bento Gonçalves no mapa do Rio Grande do Sul em referência a cultura negra, já que estamos falando do maior prêmio dessa categoria”, menciona Ribeiro.

O grupo é bastante reconhecido por seus trabalhos na comunidade e região da Serra, sempre defendendo o combate ao racismo e igualdade social. Eles dividem esforços em ambientes escolares, musicais e literários para difundir ações que tragam a conscientização da sociedade a cerca da luta racial. “Se somos respeitados, somo dignos. E se somos dignos, devemos ter um tratamento equânime, igualitário”, mencionou o coordenador sobre a luta do grupo.

História premiada

O movimento já ganhou vários prêmios ao longo de seu tempo de existência, sendo o primeiro deles em 2018, quando foi instituído. Esse reconhecimento veio da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, por meio de um Voto de Congratulações. No mesmo ano, ganharam o primeiro Prêmio Zumbi dos Palmares, premiação que se repetiu em 2019 e agora.

Em 2021, o grupo recebeu outros prêmios que demonstram a valorização de instituições públicas para com o serviço social prestado pelo movimento. Em abril, eles foram contemplados pelo edital “Ações Culturais da Comunidade” na categoria de entidade representativa e a Banda Raízes, braço musical do grupo, venceu como manifestação artística cultural. “A gente por vezes nem consegue dimensionar tanta coisa que aconteceu em tão pouco tempo. Estamos indo apenas para o quarto ano de instituição”, destaca.

Ações no mês da Consciência Negra

O Movimento Negro Raízes está participando de algumas ações dentro do mês da Consciência Negra, que está acontecendo em Bento durante novembro. Em uma das situações, o grupo exibiu sua nova logo, que traz diversos símbolos em imagens que representam seus ideais.

A coordenadora do movimento, Solana, participou de uma roda de conversa sobre a educação antirracista. Além disso, Ribeiro também falou sobre a luta de igualdade racial em outros pontos do evento, como na abertura.

Na manhã de sexta-feira, 19, a instituição esteve na escola Alfredo Aveline para conversar sobre um projeto de comportamentos e receberam uma homenagem, em forma de menção honrosa e de uma bandeira da África do Sul, de alunos e educadores. Ribeiro fala carinhosamente sobre a felicidade em receber esse tributo, com toda significância que ele carrega.

O destaque do grupo fica para hoje, 20 de novembro, em que apresentarão um ato alusivo na Via del Vino, às 10h. Essa ação marca o exato dia em que Zumbi dos Palmares é homenageado e que deu origem a semana e ao mês da Consciência Negra.

Foto: SECULT/ Divulgação