Está se aproximando mais uma Black Friday, campanha que mobiliza lojistas a oferecerem grandes ofertas, movimentando clientes que, ansiosos, esperam por esse período para realizar compras com maior desconto do que normalmente. O dia “D” é sempre na última sexta-feira de novembro, portanto, neste ano, vai ocorrer no dia 26. Entretanto, muitos comerciantes já deram início.

Contudo, em Bento Gonçalves, o presidente do Sindilojas Regional, Daniel Amadio, afirma que a expectativa não é muito positiva. “Desde 2016 os números das vendas mostram queda ou igualdade e, devido a vários fatores, como pandemia, situação econômica, inflação alta e adiantamento da gratificação natalina para algumas categorias, como os aposentados, não deve ser diferente nesse ano”, aponta.

De acordo com Amadio, a maior parte da adesão ocorre por lojas de grandes redes, que elaboram campanhas a nível nacional. O cenário entre pequenos negócios é diferente. “Os comércios menores não aderem à campanha, por entenderem não atender as expectativas, além de atrapalhar um pouco a principal data, que é o Natal, pois consumidores vislumbrados pelas ofertas, acabam antecipando as compras de final de ano”, explica.

Em relação aos preparativos para esse período, Amadio explica que basicamente consiste em elaborar o planejamento orçamentário, visando definir o valor de desconto concedido.

“Além de elencar quais produtos serão disponibilizados para a campanha, ressaltando que nessa hora, a busca pelos fornecedores para montar uma parceria é fundamental para se ter vantagens na negociação das compras”, afirma.

Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcos Carbone, ao ser questionado se em Bento Gonçalves a Black Friday já se consolidou como um período importante para o comércio, responde que não só no município, mas de forma geral. “Vem ganhando cada vez mais relevância na agenda de datas promocionais, trabalhadas como indutora de vendas para o varejo”, afirma.

Carbone acrescenta que a data antecipa a largada para as vendas de fim de ano. “Ampliando a janela de trabalho que os lojistas têm para apresentar ofertas aos clientes e fomentar a geração de negócios – potencializando os resultados de um período que já é, tradicionalmente, o mais importante para o setor”, diz.

Sobre a expectativa para a edição deste ano, Carbone acredita que vai manter a proposta hibrida, tendo, portanto, ofertas tanto para as vendas das lojas físicas, quanto para as das plataformas digitais. “Esse é um dos legados da pandemia para o comércio, o trabalho constante e concomitante de vendas em ambos nichos, presencial e digital. Afinal, é um forte diferencial competitivo para os negócios essa atuação combinada, multiplataforma”, salienta.

Sobre as principais estratégias para converter as promoções em vendas, o presidente aponta duas que avalia como as principais. “A primeira delas é a oferta de descontos reais e atrativos ao consumidor, combatendo algumas distorções que prejudicam a data e abalam, especialmente, a credibilidade das lojas que aplicam práticas inadequadas ou enganosas ao consumidor. Depois, é importante comunicar bem as ofertas ao público, criando, também, atrativos que chamem o cliente a conhecer as promoções do estabelecimento”, finaliza.

Expectativa dos lojistas

Na Vizia Óptica a Black Friday começou na terça-feira, 16 e vai ser estendida por toda quinzena deste mês.A gerente de Marketing, Aline Scatolin conta que a loja preparou promoção de até 70% para alguns itens. “São descontos que realmente não são aplicados no decorrer do ano”, afirma.

Por isso, a profissional diz que a expectativa é muito positiva. “O cliente que acompanha nossas comunicações, que conhece nossa dinâmica de preço, sabe que realmente a Black Friday é uma oportunidade de garantir uma peça que naturalmente não teria um desconto tão agressivo, por isso nossa expectativa é boa, porque a gente faz um trabalho para que o cliente visualize a vantagem”, diz.

Na Rede Clip, a responsável pelo marketing, Michele Liguicamam, conta que a por lá, a campanha deste ano também já iniciou, de 16 a 30 de novembro. “Fazemos a quinzena, para que os clientes possam vir e aproveitar com tranquilidade, mas claro que os primeiros sempre garantem as melhores ofertas”, afirma.

Sobre a expectativa, a profissional revela que, pelos primeiros dias de Black Friday, já foi possível notar grande procura dos consumidores. Além disso, ela destaca que as ofertas são muito atrativas. “O que acaba trazendo o cliente até a nossa loja. Sempre tem algo faltando em casa e é uma ótima oportunidade para comprar”, salienta.

Dicas do Procon

O coordenador do Procon-BG, Maciel Giovanella, alerta que as fiscalizações realizadas pelo órgão são continuas. “O consumidor tem um papel muito importante, uma vez que, suspeitando de quaisquer práticas abusivas ou propaganda enganosa, pode imediatamente fazer denúncia, por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone 3055-8547”, afirma.

Para evitar que consumidores caiam em golpes, Giovanella dá dicas importantes:

  • É recomendável que o consumidor se mantenha atento às ofertas, fazendo o devido comparativo com os valores praticados anteriormente e com outros fornecedores, para aferir o verdadeiro valor comercial do produto ou serviço, não se limitando aos eventuais percentuais de descontos anunciados.
  • A descrição dos produtos ou serviços anunciados devem ser bem analisados, para que o consumidor adquira somente aquilo que corresponda ao efetivo interesse ou necessidade.
  • Ao adquirir produtos ou serviços por sites, certifique-se da idoneidade do fornecedor, do histórico de cumprimento e resoluções das ofertas anunciadas, bem como guarde cópia das ofertas, salve as telas dos anúncios, dos e-mails ou qualquer outro meio eletrônico que corresponda à confirmação da transação
  • Prefira sites conhecidos, com informação sobre o CNPJ, endereço físico onde o fornecedor pode ser encontrado, endereço eletrônico, com Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
  • Desconfie de ofertas muito tentadoras, muito abaixo da média de mercado.

Caí em um golpe e agora?

Caso alguém perceba que foi enganado, deve procurar o fornecedor, pessoalmente ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e tentar solucionar o problema. “Caso não consiga, recorra a um órgão de proteção e defesa do consumidor”, orienta.

O Procon de Bento Gonçalves está localizado na rua Mal Deodoro, nº 70 e atende pelo telefone 3055-8547 ou 3055-8544, para agendamento de atendimento presencial. “A reclamação também pode ser feita através do Procon Online, cujo link de acesso se encontra no site do Município”, finaliza.