Na Fundação Casa das Artes, mais de 50 esculturas, mosaicos, entalhe e pinturas em tela estão expostos

Diversas técnicas de pintura são utilizadas nos quadros expostos

A Capital Nacional do Vinho tem valorizado os trabalhos artísticos da região. Isso pode ser visto por meio da Mostra de Artes, que vai ocorrer até 8 de janeiro de 2021 na Fundação Casa das Artes. No local, mais de 50 obras em esculturas, mosaicos, entalhe e pinturas em tela estão expostas.

Segundo o secretário de Cultura em exercício, Antenor Nodari, a Casa das Artes é importante para a cidade. “As exposições que por aqui passam ganham força e visibilidade, pois a cultura de Bento Gonçalves, como um todo, está cada vez mais em evidência no cenário nacional. Não só as artes plásticas, mas as mais diversas expressões de arte e cultura são valorizadas em nosso trabalho”, explica.

Por esse motivo, Nodari acredita que dar visibilidade aos trabalhos produzidos faz parte de um conjunto de esforços que visam formar, cada vez mais, um público que aprecia todo tipo de cultura e arte. “Esta exposição, além de alegrar aos olhos dos visitantes, os instiga a entender o processo de concepção dos quadros com variadas técnicas como tinta acrílica e a óleo, entalhe sobre MDF e também das esculturas em ferro e basalto”, destaca.

A presidente da Associação dos Artistas Plásticos da Serra Gaúcha (AAPSG), Neiva Poletto, afirma que uma mostra de arte é sempre uma glória para o artista. “É para mostrar o trabalho para a comunidade, uma coisa que acontece pouco em Bento e que poderia ocorrer mais vezes. É bom para todo mundo, tanto para o artista como para as pessoas que querem contemplar alguma obra”, acrescenta.

Esculturas são um atrativo da Mostra

O escultor Alex Nunes participa da Mostra por meio das esculturas em pedra que produziu. Ele salienta que a primeira etapa para criar a obra é a escolha da rocha. “Conceituando filosoficamente, o fenômeno ‘belo’ da rocha nos invade esteticamente. Após esta experiência estética, começo a pensar nas ferramentas que vou utilizar para esculpir”, conta.

O artista relata que tem trabalhado com quatro linhas de esculturas. “Sapiens pensamento em basalto” é a primeira, “portais do Rio Grande do Sul” a segunda, “cuore” a terceira e “Mãos do trabalho” a quarta. A obra mais nova de Nunes é chamada “Guerreiros”. “Os Miurides foram integrantes de um grupo insurgentes contra o domínio russo no Cáucaso. A inspiração, para essa linha escultória foi a obra Khadji-Murát, de Liev Tolstói”, destaca.

Destaque para a Cultura em Bento

Nunes vê a Mostra como algo importante para a sua carreira em vários aspectos. “Demonstra a minha arte publicamente para o cenário regional, estadual e indo mais longe. Bento tem referência no mundo do vinho, então as pessoas de outros países querem saber sobre os eventos daqui. Portanto traz uma enorme contribuiçãoem minha vida”, garante.

A artista que faz pintura em tela, Sonia Possamai, atua na área há 20 anos e também está aproveitando a oportunidade para expor as obras que produziu. “Trabalho com tinta acrílica e espátula. Atualmente minhas telas são abstratas na paisagem e figura humana. Sempre tenho um tema, uma inspiração para pintar”, ressalta.

Para ela, a Mostra de Artes é muito importante. “Porque o trabalho do artista pode ser divulgado e apreciado por todos”, conclui.