Mais uma morte ocasionada por complicações associadas à dengue foi confirmada no Rio Grande do Sul. A vítima é uma mulher indígena, de 37 anos, moradora de Redentora, no norte do estado. Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a vítima não tinha comorbidades. Esta foi a segunda morte de um indígena em decorrência da dengue neste ano no território gaúcho. No total, 25 pessoas já perderam a vida para a doença em 2024.

Segundo levantamentos atuais da Secretaria Estadual da Saúde (SES), já são mais de 25 mil casos confirmados de dengue e cerca de 13,6 mil em investigação no Rio Grande do Sul. Em razão da situação, o governo do Estado decretou, em 12 de março, situação de emergência.

Em Bento Gonçalves, já são 31 casos confirmados e 30 em situação de averiguação. Desde o início do ano já foram 159 notificação. Desse total, 98 foram descartadas.

Por causa do crescente número de casos confirmados no Rio Grande do Sul, autoridades em saúde alertam que a população esteja atenta aos sintomas da dengue, como febre alta, dores musculares e articulares, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele, e busque assistência médica em caso de suspeita da doença. Além disso, é fundamental adotar medidas de prevenção em casa, como eliminar possíveis criadouros do mosquito, usar repelentes e telas de proteção nas janelas.