Além do time de Bento, Espinosa foi responsável pela conquista do Grêmio no Mundial de Clubes em 1983

O ex-técnico do Clube Esportivo de Bento Gonçalves, Valdir Espinosa, morreu nesta quinta-feira, 27, aos 72 anos, após complicações decorrentes de uma cirurgia no abdômen. Atualmente, Espinosa ocupava o cargo de gerente de futebol do Botafogo, no Rio de Janeiro.

Gaúcho, nascido em Porto Alegre, Espinosa começou sua carreira como jogador de futebol pelo tricolor gaúcho. Por oito anos atuou como profissional, passando por times como o CSA, Esportivo e Caxias. Em 1978 se aposentou dos gramados e iniciou sua trajetória vitoriosa como técnico do Clube Esportivo de Bento Gonçalves.

O auge de sua carreira foi em 1983, quando comandou o Grêmio na campanha da Libertadores e do Mundial de Clubes, sagrando-se campeão do mundo. Em 1989 foi comandar o Botafogo e levou o time ao título estadual.

Espinosa rodou o Brasil como treinador e teve experiências internacionais. Ele trabalhou no Cerro Porteño, do Paraguai, no Al-Hilal, da Arábia Saudita, e no Tokyo Verdy, do Japão. Também teve uma rápida passagem pelo Las Vegas City.

Em nota, o Clube Esportivo de Bento Gonçalves lamentou a morte do treinador, considerado pela agremiação, um dos principais técnicos da história do time. “O Clube Esportivo Bento Gonçalves expressa seu pesar pelo falecimento de Valdir Espinosa, um dos principais técnicos da história centenária do clube. Espinosa comandou a equipe que conquistou o vice-campeonato gaúcho e o consequente titulo de campeão do interior em 1979. Ao todo, foram 66 jogos a frente do alviazul durante aquela temporada – uma das mais vitoriosas até então. O profissional também atuou como jogador do Esportivo na década de 1970. O Clube Esportivo Bento Gonçalves se solidariza com toda a família Espinosa, amigos e torcida nesse momento de dor e perda”, finaliza a nota.

Foto: Reprodução